Sábado, 23 de Novembro de 2024
25°

Tempo nublado

Salvador, BA

Entretenimento Estilo de Vida

Dia Nacional do Turismo é comemorado em 8 de maio

As construções religiosas e rurais do Vale do Paraíba são um exemplo típico do potencial turístico brasileiro

09/05/2024 às 13h55
Por: Fábio Costa Pinto Fonte: Agência Dino
Compartilhe:
Yandex
Yandex

Na quarta-feira, 8 de maio, foi celebrado o Dia Nacional do Turismo. Oficialmente, o Dia Nacional do Turista passou a ser comemorado em 8 de maio através da Lei nº 12.625, de 9 de maio de 2012. A data tem a finalidade de promover e homenagear a prática do turismo entre os brasileiros

Segundo a turismóloga, Bruna de Carvalho, shows musicais, feiras de gastronomia e artesanato atraem multidões, além da motivação religiosa e belas paisagens. Os turistas movimentam a economia do país, com gastos em hotéis, restaurantes, aluguel de veículos, agências de viagens e tantos outros setores

O Vale do Paraíba está localizado em uma posição geograficamente privilegiada no interior paulista. Ao arredor, tem a montanha, o litoral e uma diversidade de belezas tradicionais do interior para serem visitadas, sendo uma opção para aproveitar os dias de descanso e a devoção religiosa.

“Com inúmeros roteiros turísticos que contemplam vistas como a Serra da Mantiqueira, Serra do Mar e Serra da Bocaina, é possível conhecer peculiaridades religiosas, caipiras, históricas e rurais, que são encontradas nesta região”, salienta Vininha F. Carvalho, economista e editora da Revista Ecotour News & Negócios.

Continua após a publicidade

No município de Roseira, o turista encontrará o Mosteiro Sagrada Face, reconhecido como um dos principais locais de peregrinação do Vale do Paraíba.

Em Aparecida, a conhecida capital da fé, oferece o passeio pelo Rio Paraíba do Sul, onde foi encontrada a imagem de Nossa Senhora de Aparecida, o Museu de Cera com cenas da história de Aparecida e seus respectivos milagres, o Santuário Nacional e o Museu de Nossa Senhora. Além da Passarela da Fé e a Basílica Velha e o passeio do bondinho aéreo, onde é possível contemplar toda a cidade.

Continua após a publicidade

Guaratinguetá oferece ao turista o Santuário Frei Galvão, o Seminário Frei Galvão com uma exposição internacional e permanente de presépios e uma imagem de Nossa Senhora de Fátima com 10 metros de altura, o Santuário da Esperança que recebeu a visita do Papa Bento XVI. E, ainda, um roteiro gastronômico com fazendas de arrozes especiais, alambiques com cachaças, licores e doces artesanais e pesqueiros truta com pratos típicos.

Cachoeira Paulista atrai um grande número de peregrinos que buscam demonstrar sua religiosidade nos eventos realizados na sede da Canção Nova.

Continua após a publicidade

Ainda na região do Vale Histórico, os municípios de Areias, Arapeí, São José do Barreiro e Bananal oferecem passeios às diversas fazendas ex-cafeeiras, alambiques, igrejas, estação de trem, artesanato de barbantes, doces, entre outras atrações.

Os turistas buscam sempre encontrar um local para se hospedar, o Hotel Del Valle Avenue, atende esta expectativa e, fica estrategicamente próximo a Rodovia Presidente Dutra, permitindo o acesso fácil para visitar os pontos turísticos mais procurados.

 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários