A Secretaria da Assistência Social, Trabalho e Direitos Humanos (Sasc) promoveu, nesta sexta-feira (19), uma oficina de qualificação para representantes dos 22 municípios prioritários do Cadastro Único e Bolsa Família. Os municípios estão recebendo essa qualificação porque o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS) identificou alguns critérios de qualificação e esses municípios não atingiram a média exigida pelo órgão.
No total são seis indicadores, entre eles, a taxa de atualização do cadastro único, frequência escolar e quantidade de técnicos que acessam o Sibec. Se o município fica abaixo da média em dois indicadores ele é considerado prioritário. ‘’É uma iniciativa criada pelo Ministério do Desenvolvimento que tem o objetivo de identificar os municípios que estão com desempenho mais baixo, no que diz respeito a indicadores no âmbito da gestão do cadastro único e Bolsa Família. Iremos fazer várias ações como capacitações, visitas in loco e acompanhamento virtual para ajudar esses munícipios,’’ explicou a coordenadora do Bolsa Família no Piauí, Fernanda Soares.
O coordenador do Cadastro Único, Jaelton Cardoso, enfatizou a importância da qualificação para os municípios. ‘’Estamos aqui para juntar os municípios e prestar um apoio e uma prestação de serviço para desenvolver um plano de ação e, assim, potencializar os índices. Os munícipios hoje vão ter uma maior clareza sobre como fornecer melhor os indicadores,’’ comentou.
Mín. 24° Máx. 27°