Quinta, 28 de Novembro de 2024
24°

Tempo nublado

Salvador, BA

Cidades Palmas - TO

ETI Fidêncio Bogo participa do programa Ser Criança é Natural

Brincadeira com Caixa da Natureza partilha experiências ao ar livre com outras escolas do país

16/04/2024 às 21h10
Por: Fábio Costa Pinto Fonte: Prefeitura de Palmas - TO
Compartilhe:
Observação do espaço natural em seu entorno faz parte das atividades do programa - Fotógrafo:Divulgação
Observação do espaço natural em seu entorno faz parte das atividades do programa - Fotógrafo:Divulgação

Brincar ao ar livre, em contato com a natureza e ainda permear as vivências com muita aprendizagem. Esta é a proposta da atividade lúdica Caixa da Natureza, parte do programa Ser Criança é Natural que tem a participação de alunos da Escola de Tempo Integral (ETI) Fidêncio Bogo, localizada no setor rural de Taquaruçu Grande, em Palmas. Sob regência da professora Rosimary Ávila, a turma do segundo ano já está concluindo sua primeira caixa, que em breve será enviada pelo correio para a Kingdom School, em Sorocada (SP).

O programa Ser Criança é Natural acontece desde 2013 e promove trocas de experiências com a natureza entre grupos ou famílias. Cada participante cria uma caixa composta por elementos que revelam a relação que vive com a natureza e a diversidade do entorno e a envia para outro participante dentro do território brasileiro. A escola palmense participa na categoria Grupos, e tem até o dia 26 de abril para enviar sua caixa à parceira.

As Caixas da Natureza foram pensadas para que crianças possam ter contato com ambientes naturais, se envolver na organização de material para compartilhar suas experiências com outras turmas e explorar o território que ocupam frequentemente e seu entorno, estabelecendo um vínculo com o local. Não há uma quantidade de elementos a serem colocados na caixa, mas deve ser suficiente para contar as experiências.

A professora Rosimary explica que duas vezes por semana os estudantes saem para vivências na natureza, exploram o ambiente e usam a imaginação para criar, desenhar e ouvir. “São coisas simples que mostram como a natureza está na rotina, nas escolas, nos espaços onde vivemos. Também queremos desenvolver uma relação do conhecimento entre a nossa escola do campo e a escola da cidade por meio da troca de experiências e vivências”, disse.

Continua após a publicidade
google.com, pub-9319522921342289, DIRECT, f08c47fec0942fa0

Em suas experiências, os alunos já prepararam bolo de milho e xarope de guaco, ambos colhidos na horta da escola. Pensando nos estudantes de São Paulo, colheram mel do meliponário educativo e produziram desenhos com elementos da natureza. Esta semana serão produzidos pequenos quadros, tudo com material recolhido na área verde da escola para enviar na caixa.

“É uma experiência muito rica que traz conhecimento de uma forma muito agradável. Para muitas crianças, a oportunidade de brincar com a natureza surgiu a partir do projeto”, conclui Rosemary.

Continua após a publicidade
google.com, pub-9319522921342289, DIRECT, f08c47fec0942fa0

 

Texto:Redação Semed

Continua após a publicidade
google.com, pub-9319522921342289, DIRECT, f08c47fec0942fa0

Edição:Denis Rocha

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários