Nesta manhã de quarta-feira, 10, teve início a etapa macrorregional da 2ª Conferência Estadual de Gestão do Trabalho e Educação na Saúde (Cegtes). O evento, que se estende até às 18 horas, acontece no Centro Universitário de Integração entre Ciência, Cultura e Arte (Cuica) da Universidade Federal do Tocantins (UFT) e reúne profissionais e moradores de 42 municípios das regiões de saúde do Cantão, Capim Dourado e Amor Perfeito.
O objetivo desta conferência, como destaca o secretário-executivo, Daniel Borini, que está temporariamente à frente da Secretaria Municipal da Saúde (Semus), é realizar uma análise coletiva entre os profissionais de saúde e usuários para aprimorar o Sistema Único de Saúde (SUS). Borini também ressalta que o evento promove um estudo abrangente entre os diversos participantes sobre os temas propostos para as etapas estadual e nacional subsequentes.
Conforme explicado pelo superintendente da Atenção Primária e Vigilância em Saúde da Semus, Silvio Lira, após os debates regionais, está programada a etapa estadual, que também acontecerá na Capital, nos dias 11 e 12 de junho. "O tema da conferência, ‘Democracia, Trabalho e Educação na Saúde para o Desenvolvimento: gente que faz o SUS acontecer’, destaca a importância do SUS e o papel fundamental dos profissionais de saúde e gestores na sua efetivação. Participar do evento pode fortalecer o compromisso local com os princípios e objetivos do SUS", destaca Lira.
A Conferência é promovida pela Secretaria de Estado da Saúde (SES), em parceria com o Conselho Estadual de Saúde do Tocantins (CES-TO), além de secretarias e conselhos municipais.
Regiões
Mín. 24° Máx. 27°