A Secretaria da Assistência Social, Trabalho e Direitos Humanos realizou, nesta segunda-feira (25), o Dia D de Combate ao mosquito transmissor da dengue na sede e nas unidades de acolhimento 24h em Teresina, Picos e Parnaíba.
Servidores e colaboradores foram conscientizados sobre a importância de acabar com os criadouros do Aedes aegypti. A ação teve o apoio da Fundação Municipal de Saúde, que repassou orientações de como se prevenir da doença.
‘’O avanço da dengue está muito alto. O Brasil já dobrou em relação aos anos anteriores os casos de dengue e eles são muito mais fortes, muito mais perigosos e a gente precisa conscientizar as pessoas que é uma doença evitável. Nós vamos estabelecer algumas regras aqui para ir implantando, por exemplo, o maior lixo que tivemos aqui foi de plástico, copo plástico. Então, nós vamos começar a implantar cada um com seu copo, com sua garrafinha, só isso já vai evitar uma quantidade imensa de copos,’’ comentou a secretária da Sasc, Regina Sousa.
A programação do Dia D consistiu em limpezas internas e externas, capinação, eliminação de criadouros, palestras de conscientização, distribuição de material educativo, coleta de lixo e caminhadas pelas vizinhanças das casas, distribuindo material de limpeza e educativo para conscientização.
A assistente social no programa semiliberdade da Sasc, Fabrícia Miranda, detalhou como foi a programação. ‘’No primeiro momento foi feito uma sensibilização com os colaboradores da unidade, foi distribuído um kit com luvas, máscaras e saco de lixo e um folder explicativo sobre as ações de combate à dengue. Em seguida, os colaboradores saíram na vizinhança daqui da unidade, fazendo essa coleta do lixo explicando e entregando o folder para as entidades que têm aqui próximo’’.
Mín. 24° Máx. 27°