Sábado, 23 de Novembro de 2024
29°

Tempo nublado

Salvador, BA

Assistência Social Piauí

Encontro em Parnaíba discute violência contra pessoa Idosa

O evento foi realizado pela Secretaria da Assistência Social, Trabalho e Direitos Humanos

22/03/2024 às 23h07
Por: Fábio Costa Pinto Fonte: Secom Piauí
Compartilhe:
Foto: Reprodução/Secom Piauí
Foto: Reprodução/Secom Piauí

A superintendente de Promoção de Direitos da Pessoa Idosa, Gilvana Gayoso, abriu o I Encontro no Território Planície Litorânea para divulgação dos direitos e enfrentamento à violência contra a pessoa idosa, realizado em Parnaíba, nesta quinta-feira (21). O evento contou com a participação de representantes do Ministério Público, Defensoria Pública, Conselho Municipal da Assistência Social e Universidade Federal do Delta do Parnaíba, a UFDPAR.

Na abertura, Gilvana Gayoso destacou a importância de deixar claro o comprometimento e a importância que que o Governo do Piauí, por meio da Secretaria de Assistência Social Trabalho e Direitos Humanos (Sasc), dispensado à Pessoa Idosa.

Foto: Reprodução/Secom Piauí
Foto: Reprodução/Secom Piauí

Heloísa Marques, representante da UFDPAR, fez uma análise sobre o envelhecimento da população brasileira e a necessidade de sensibilização da sociedade para esse tema. “É importante que entendamos que nem todas as intervenções propostas em São Paulo, por exemplo, serão eficazes em Parnaíba. Precisamos levar em consideração que o idoso tem repertórios diferentes”, declara Heloísa. Na opinião da professora, o processo de envelhecimento não é problema, desde que seja saudável.

Continua após a publicidade

Luciana Evangelista, gerente da Proteção Social Especial de Alta Complexidade da Sasc, ressalta a importância da Política da Assistência Social para Pessoa Idosa. Para ela, o acolhimento transcende a esfera governamental, sendo também uma questão de parceria com a família. “Porém, é necessário entender as limitações da família”, frisou.  A gerente utilizou um exemplo de uma idosa que tinha família, mas sofria de esquizofrenia. “A idosa tinha uma rixa com a filha, surtava constantemente, foi impossível mantê-la com a família”, explicou.

Foto: Reprodução/Secom Piauí
Foto: Reprodução/Secom Piauí

Continua após a publicidade

Foram realizadas palestras sobre Rede de Atendimento, com a assistente social Adriana Barros, do Hospital Dirceu Arcoverde, de Parnaíba, Acolhimento Institucional com Maria da Cruz Oliveira, diretora de Políticas Públicas Para a Pessoa Idosa, da Sasc,  e a Importância dos Conselhos Municipais da Pessoa Idosa, com a professora e assistente social da  Sasc, Fabiana Almeida. E ainda sobre Implantação e Implementação de Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa e Fundo, com a presidente do Conselho Municipal de Parnaíba, Betânia Santos e a assistente social Maria da Cruz, Plano Municipal de Enfrentamento a Violência contra a Pessoa Idosa, ministrada pelos assistentes sociais Fabiana Almeida  e  Justino Ivo, da Sasc.

Participaram do Encontro na Planície Litorânea  Ruszel Lima Verde, promotor de Justiça da  3ª Promotoria de Justiça de Parnaíba, Lina Melo, da OAB Parnaíba, Ellen Bezerra, da Defensoria Pública de Luís Correia, Osvaldo Marvinier, presidente do Conselho Municipal de Assistência Social de Parnaíba. E  os representantes dos 11 municípios que compõem a Planície Litorânea: Bom princípio, Buriti dos Lopes, Cajueiro da praia, Caraúbas do Piauí, Caxingó, Cocal, Cocal dos Alves, Ilha Grande, Luís Correia, Murici dos Portelas e Parnaíba.

Continua após a publicidade

Foto: Reprodução/Secom Piauí
Foto: Reprodução/Secom Piauí


 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários