A Exposição "O Legado Suíço-brasileiro na Amazônia: Arte Ciência e Sustentabilidade" estará em cartaz no Museu Catavento, localizado no centro da cidade de São Paulo a partir de 02/03/2024, e reúne acervos da Associação Artística Cultural Oswaldo Goeldi, do Museu Paraense Emilio Goeldi e a Embaixada da Suíça.
A exposição tem o intuito de oferecer uma abordagem multifacetada sobre a presença suíça na Amazônia, destacando a contribuição nas áreas de arte, ciência e sustentabilidade, numa parceria entre três instituições que celebram a trajetória de Emílio Goeldi, um renomado cientista suíço, que chegou ao Brasil para contribuir com pesquisas científicas e estudos da biodiversidade amazônica e do artista modernista Oswaldo Goeldi, filho de Emílio Goeldi. Os visitantes poderão explorar artefatos históricos, experimentar instalações interativas através da tecnologia da realidade aumentada e assim aprender sobre as pesquisas científicas que moldaram o entendimento da região.
A exposição já esteve em cartaz em Belém-PA e Brasília-DF e o próximo destino será a capital de São Paulo, a primeira cidade da região Sudeste a abrigar a exposição, que seguirá em itinerância pelo Brasil,, permitindo que pessoas de diferentes regiões do país também apreciem e aprendam sobre essa conexão suíço-brasileira com a Amazônia, tendo o Museu Catavento como ponto de partida.
A curadora, Lani Goeldi destaca que o evento pretende proporcionar aos visitantes uma oportunidade de mergulhar no passado, no presente e no futuro dessa colaboração internacional que desempenhou um papel significativo na compreensão e conservação da Amazônia.
Para mais informações sobre horários, ingressos e detalhes da exposição, basta visitar o site oficial do Museu Catavento em www.museucatavento.org.br
Mín. 24° Máx. 27°