O pagamento do Auxílio Gás para cerca de 227 mil famílias no Piauí começa nesta sexta-feira (16) e segue até o dia 29 deste mês. O benefício é pago a cada dois meses, no valor de R$ 102, para famílias inscritas no Cadastro Único e que têm renda de até meio salário mínimo. O valor do benefício corresponde a 50% do valor médio do botijão de 13 quilos.
A gerente de transferência de renda da Secretaria da Assistência Social, Trabalho e Direitos Humanos, Katiane Gualberto, explica que para a família ter direito ao benefício do auxílio gás é preciso, primeiro, estar inscrito no Cadastro Único, que deve estar sempre atualizado. “A maioria das famílias que recebe o Auxílio Gás já é beneficiária do programa Bolsa Família”, explica a gerente. Ele ainda acrescenta que não basta a família ser inscrita no Cadastro Único, pois há alguns critérios de elegibilidade, como situação de vulnerabilidade, famílias que têm em sua composição familiar mulheres vítimas de violência que estão em acompanhamento e que têm integrantes que recebem o benefício do BPC.
“O Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome faz esse filtro a partir da base de dados do Cadastro Único, e a cada dois meses faz esse processo de elegibilidade ,” informa a gerente de Transferência de Renda. Ela também relata que há famílias que recebem o Auxílio Gás e que não recebem o Bolsa Família porque há o critério de renda. “ Há família que só é beneficiária do Auxílio Gás”, destaca.
O pagamento do Auxílio Gás é feito sempre acompanhando o cronograma e o calendário de pagamento do Bolsa Família, que é de acordo com o final do Número de Identificação Social(NIS) do beneficiário.
Mín. 24° Máx. 27°