Sábado, 23 de Novembro de 2024
29°

Tempo nublado

Salvador, BA

Polícia CRIME E ASSASSINATO

Jornalista é assassinado em Fortaleza após publicação de matéria sobre duplo homicídio

Um dos fundadores do site de notícias locais Pirambu News, o jornalista Givanildo Oliveira, de 46 anos, foi assassinado na noite de 7 de fevereiro, em Fortaleza (CE).

10/02/2022 às 22h22
Por: Fábio Costa Pinto Fonte: Portal Imprensa | 02/09/2022
Compartilhe:
Oliveira teria sido atacado para que não publicasse matéria sobre homicídio no site Pibu news. Foto reprodução ohoje.com
Oliveira teria sido atacado para que não publicasse matéria sobre homicídio no site Pibu news. Foto reprodução ohoje.com

Com 6 jornalistas no Instagram, além de cobrir o cotidiano da zona oeste de Fortaleza, o Pirambu abrirá espaço para os jornalistas de notícias por estudantes de jornalismo e que moram na periferia da cidade.

O assassinato teria ligação com a publicação, horas antes do crime, de uma reportagem assinada por Oliveira sobre a prisão de Francisco Aírton Vieira Araújo, suspeito de um duplo homicídio ocorrido no dia 6 de fevereiro. O jornalista teria sido pensado para que não publicasse a matéria.

O governador do Ceará, Camilo Santana, condenou a morte do jornalista e destacou a urgência na identificação e a prisão dos envolvidos. 
Já o Sindicato Jornalistas Profissionais no Estado do Ceará (Sindjorce) lembrou-se que a morte de Oliveira soma de muitos comunicadores e profissionais de imprensa no país. 

“Entre os anos de 1995 e 2021, ao menos 70 jornalistas e comunicadores foram realizados por conta do exercício da profissão no Brasil. A crescente violência contra os profissionais da mídia preocupa o Sindjorce e a Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ), que defendem a federalização das investigações dos crimes contra a categoria”, o Sindjorce.
Por sua vez, a Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji) afirmou em nota que o crime “apresenta todos os indícios de ser uma retaliação ao seu trabalho como jornalista”. 
“É um jornalista exercer sua profissão. Também se preocupe com o grave efeito de tais ataques, como o portal seja morto a fortaleza regional, para preservar a parte de um site de democracia, do noticiário, adotado pelo menos uma medida de democracia física sua equipe.”
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários