Na manhã desta segunda-feira (29/1), o Governo de Minas oficializou nova parceria com a empresa Harsco Environmental para a doação anual de pelo menos 10 mil toneladas de fertilizantes para a agricultura familiar de 270 municípios mineiros. A expectativa é a de que cerca de 2 mil agricultores sejam beneficiados por ano.
“O hortifruti é produzido essencialmente pelo agricultor familiar no Brasil, e em Minas Gerais isso é ainda mais evidente, e portanto precisamos apoiar esse segmento para garantir uma alimentação adequada, saudável, disponível e a preço justo para todas as pessoas”, constatou o vice-governador de Minas, Professor Mateus, ao acompanhar a assinatura da parceria, que terá período inicial de cinco anos.
O documento foi firmado pelo secretário de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa) , Thales Fernandes, pelo diretor-presidente da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater-MG) , Otávio Maia, e pelos representantes da Harsco Environmental: o presidente na América Latina, Wender Andrade Alves, e o diretor, Celio Eduardo de Oliveira.
“O nosso pessoal é muito simples e isso vai nos ajudar demais na produtividade, na economia, porque são pessoas que basicamente vivem da terra”
José Aparecido Caladão
Produtor rural e vice-presidente da Associação de Agricultores Familiares da Região do Vale do Aço
O secretário Thales Fernandes frisou que o programa vai viabilizar a doação dos fertilizantes, distribuídos com a assistência técnica da Emater-MG e a análise de solos feita pelo Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA) , tudo em parceria com as prefeituras e a iniciativa privada.
“O resultado será a correção do solo para aumento da produtividade e lavouras mais eficientes, o que nós da Seapa e vinculadas buscamos cada vez mais”, destacou Fernandes.
Distribuição
Os parâmetros para distribuição e logística serão definidos pela Seapa, em conjunto com Emater-MG, prefeituras e entidades do setor rural. Em paralelo, a empresa de assistência técnica fornecerá orientações aos pequenos produtores beneficiados sobre o uso adequado do produto.
Inicialmente, serão contemplados agricultores de municípios de nove unidades regionais da Emater-MG no estado: com sede em Belo Horizonte, Governador Valadares, Guanhães, Ipatinga, Manhuaçu, Muriaé, Ponte Nova, Sete Lagoas e Viçosa. As regionais e os municípios selecionados estão localizados em um raio de até 300 quilômetros do município de Timóteo, na região do Vale do Rio Doce, onde a empresa parceira tem unidade em Minas Gerais.
Os agricultores, silvicultores e pecuaristas selecionados devem ser, necessariamente, atendidos por extensionistas da Emater-MG. Os resultados esperados incluem a melhoria dos solos, o aumento da produtividade, a recuperação de áreas agricultáveis e de pastagens degradadas, com a consequente redução da pegada de carbono.
O produtor rural e vice-presidente da Associação de Agricultores Familiares da Região do Vale do Aço (Agrifarm), José Aparecido Caladão, de Coronel Fabriciano, é um dos beneficiados pela entrega.
“Receber esses fertilizantes será muito importante, principalmente neste início de ano, para alavancar o nosso solo. O nosso pessoal é muito simples e isso vai nos ajudar demais na produtividade, na economia, porque são pessoas que basicamente vivem da terra”, disse José Aparecido.
Além de comercializar para mercados institucionais, como o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), a associação realiza donativos do excedente produzido para o Banco de Alimentos da Prefeitura Municipal, oferecendo produtos como abóbora, cebola e hortaliças.
"Hoje, nós atendemos 200 famílias de Coronel Fabriciano acompanhadas pelo Centro de Referência de Assistência Social (Cras), levando dignidade e alimentos de qualidade para essas pessoas em situação de vulnerabilidade. A parceria com a Agrifarm é de suma importância para esse trabalho", relatou o coordenador do Banco de Alimentos, Eder Mendes Nogueira.
A Associação de Agricultores Familiares da Região do Vale do Aço tem, atualmente, 28 associados e, nos seus cinco anos de existência, sempre foi assistida pela Emater-MG.
"O hortifruti é produzido essencialmente pelo agricultor familiar no Brasil, e em Minas Gerais isso é ainda mais evidente, e portanto precisamos apoiar esse segmento para garantir uma alimentação adequada, saudável, disponível e a preço justo para todas as pessoas”
Continua após a publicidadegoogle.com, pub-9319522921342289, DIRECT, f08c47fec0942fa0Professor Mateus
Vice-governador de Minas Gerais
Protocolo de intenções
Em dezembro do ano passado, a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sede) , a vinculada Invest Minas e a Harsco Environmental assinaram protocolo de intenções com o objetivo de formalizar o interesse da empresa em investir no estado, e o compromisso do Governo de Minas em viabilizar a colaboração.
O secretário Fernando Passalio também chamou a atenção para o alcance dos pequenos agricultores em Minas.
“É uma atividade econômica importantíssima, que tem sido um diferencial na atividade da geração de emprego e renda, gerando prosperidade no interior”, enfatizou.
Para os próximos dois anos, está previsto um aporte de R$ 220 milhões da parceira privada em Minas Gerais.
“Essa iniciativa representa o nosso compromisso com a responsabilidade socioambiental e esperamos que inspire outras semelhantes", pontuou o presidente da Harsco Environmental na América Latina, Wender Andrade Alves.
Mín. 24° Máx. 27°