A Secretaria da Assistência Social Trabalho e Direitos Humanos (Sasc) realizou, nesta terça-feira (19), o I Encontro dos Assistidos do Centro de Referência LGBTQIA Raimundo Pereira. O evento foi realizado no Tribunal de Justiça do Piauí.
A superintendente de Direitos Humanos da Sasc, Sonia Terra, destaca que a ação é de integração para os já assistidos pelo centro durante todo o ano, mas também um momento de dar mais visibilidade às políticas públicas para o público LGBTQIAPN+. “É um dia de serviços e palestras, no qual eles vão poder conhecer mais sobre os seus direitos, daquilo que é a política pública no Piauí para o público LGBTQIAPN+”, explicou a superintendente.
A coordenadora do Centro de Referência Raimundo Pereira, Brenda Feliz, explica que o espaço está completando 17 anos e comemora essa data com a realização deste Dia de Cidadania para o público LGBTQIAPN+.
Aos presentes foram disponibilizados serviços como acesso a programas de governo, retificação de nome e gênero, contrato de união homoafetiva, orientação psicológica, cadastro e atualização cadastral no Sine, orientações sobre ISTs e autotestes de HIV.
O Dia de Cidadania contou ainda com a parceria da Secretaria da Segurança Pública (SSP), que fez a apresentação do protocolo de atendimento; da Secretaria de Educação (Seduc), que esclareceu pontos da Normativa No 002/2019, que trata sobre as matrículas utilizando o nome social e realizando matrículas para 2004; bem como da Coordenadoria da Juventude (Cojuv), que trouxe informações sobre o aplicativo ID Jovem e cadastro no programa.
Novo espaço
Ainda como parte das comemorações de seus 17 anos, o Centro Raimundo Pereira ganha uma nova sede, mais central e com mais espaço para realização de oficinas, palestras e oferta de serviços e atendimento jurídico, psicológico e de serviço social para a comunidade LGBTQIAPN+.
Atualmente, o centro funciona na Sasc, em um espaço que não é suficiente para a realização de atendimentos individualizados. “Agora, ele vai funcionar em um local em que a gente tenha, para além do espaço de atendimento e serviços, salas para realização de oficinas, reuniões e para que a gente possa integrar mais o público LGBTQIAPN+", destaca a coordenadora do Centro de Referência Raimundo Pereira, Brenda Feliz.
O novo espaço fica localizado na Rua Alvaro Mendes - Centro de Teresina, e deve ser inaugurado em breve.
Mín. 24° Máx. 27°