Os idosos institucionalizados no abrigo São José, mantido pela Secretaria da Assistência Social, Trabalho e Direitos Humanos (Sasc), em Parnaíba, ganharam uma festa de Natal, nessa terça-feira (12). O local foi todo decorado pelos funcionários, que se empenharam em levar alegria e acolhimento para as pessoas idosas que vivem lá. A equipe ofereceu música ao vivo, jantar, sobremesa e lembrancinhas para os participantes. Os próprios idosos enfeitaram a árvore de Natal com bolas transparentes que continham a foto deles, um mimo muito especial.
“O idoso ao ser institucionalizado passa por muitas mudanças. Daí a importância de eventos como esse. É um momento de confraternização e alegria”, declara a superintendente de Promoção de Direitos da Pessoa Idosa, Gilvana Gayoso.
Segundo o coordenador da Instituição, Silas Sales, em toda data comemorativa uma boa parte dos idosos fica à espera da visita de um filho ou alguém da família. “Eles são muito carentes. Aqui, nossa equipe se desdobra para preencher esse vazio. Estamos sempre procurando oferecer qualidade de vida para nossos idosos”, explica ele.
“Eu tenho muita saudade dos meus pais, é uma saudade grande. Tenho muitos irmãos e filhos, mas ninguém me visita”, conta Francisco Ramos, 84 anos, viúvo e ex-catador de caranguejo. Mesmo sem receber a visita de parentes, ele é bem animado quando escuta um forró. “Gosto de dançar”, comenta ele.
A senhora Maria Cleide Xavier, 72 anos, é outra que gosta de ouvir música, ela foi professora de inglês e joga xadrez. “Eu ocupo meu tempo, esperando esse tempo passar”, fala com timidez.
Saiba mais sobre o Abrigo São José
O abrigo São José foi fundado em 19 de outubro de 1931, por senhoras da alta sociedade de Parnaíba e tinha como finalidade socorrer, exclusivamente, os mendigos incapazes para o trabalho, com gêneros alimentícios, roupas, remédios e assistência médica.
Posteriormente, no ano de 1961, a Sociedade Feminina de Assistência aos Pobres de Parnaíba, conseguiu, por meio da escritura pública de doação, o prédio do Abrigo São José. Somente em 1974, no então governo do parnaibano Alberto Silva, o Serviço Social do Estado (Serse) assumiu a responsabilidade do abrigo. Em 2003, o Serse foi extinto, passando a chamar-se Secretaria Estadual da Assistência Social e Cidadania (Sasc), tendo sido acrescentadas outras atribuições.
Atualmente, a instituição é mantida pelo Estado em todas as suas necessidades. “Contamos também com ajuda de voluntários, temos firmado algumas parcerias e estamos na expectativa da contratação de mais servidores em todas as áreas", finaliza Silas Sales.
Mín. 24° Máx. 27°