Nesta terça-feira (21), 19h, o auditório da CLDF recebe o lançamento do “Manual de Redação: o jornalismo antirracista a partir da experiência da Alma Preta”. O livro será divulgado durante o evento de solenidade ”Por uma imprensa antirracista: a contribuição de jornalistas negros”, e foi proposto pelo deputado Max Maciel (Psol).
"Estamos muito honrados em participar do lançamento dessa manual na CLDF. É um material que foi construído coletivamente, resultado de pesquisa de três anos, e será fundamental para fortalecer o combate ao racismo no jornalismo. Precisamos que todos se engajem e encarem a pauta antirracista como responsabilidade coletiva!", afirma Max.
Manual de redação
Em agosto deste ano, a agência de notícias Alma Preta Jornalismo apresentou ao público o seu manual de redação antirracista, lançado durante um evento no Centro da cidade de São Paulo.
Resultado de um período de três anos dedicados à pesquisa e colaboração com pesquisadores, jornalistas e estudantes, o manual encapsula a visão editorial moldada pela Alma Preta ao longo de oito anos de atuação. Além de desempenhar o papel de referência interna, o texto estabelece parâmetros essenciais para orientar jornalistas e comunicadores na abordagem da temática racial no contexto brasileiro.
Para o evento, que será transmitido pela TV Câmara Distrital (Canal 9.3), Youtube e e-Democracia, foram convidados
Marcelo Santos, do Gabinete Aba Reta;
Yuri Santos, diretor de combate ao racismo do Ministério da Igualdade Racial;
Lais Apolinário, estudante de Comunicação da Universidade de Brasília (UnB);
Pedro Borges, editor-chefe da Alma Preta;
Juliana Cézar, gerente de jornalismo Web da EBC;
Rebeca Borges, jornalista do portal Metrópoles.
Joás Benjamin (Estagiário) - Agência CLDF
Mín. 23° Máx. 26°