Sábado, 22 de Fevereiro de 2025
27°

Tempo limpo

Salvador, BA

Geral Baianas de acarajé.

Marta cobra prefeitura de Salvador sobre tombamento do ofício das baianas de acarajé: “Vetou projeto e nada fez”

Segundo a vereadora do PT, a prefeitura vetou a proposição de Silvio Humberto sob justificativa de que a questão caberia ao órgão de patrimônio da capital, no entanto, não apresentou plano de salvaguarda nem registro em livro: 'deveria seguir o exemplo do IPAC', disse.

03/11/2023 às 00h09
Por: Fábio Costa Pinto Fonte: Da assessoria
Compartilhe:
Foto: Reprodução internet / aconreceunovale.com.br
Foto: Reprodução internet / aconreceunovale.com.br

Presidente da Comissão de Direitos Humanos e de Defesa da Democracia, a vereadora Marta Rodrigues (PT) disse, nesta terça-feira (31), esperar que a prefeitura de Salvador atenda ao pleito das baianas de acarajé, e, assim como faz o Governo da Bahia, atue pela preservação da cultura e da tradição do ofício dessas mulheres tornando-o patrimônio cultural e material. 

“Preservar o ofício das baianas, ter um plano de salvaguarda, impedir que descaracterizem a essência do acarajé, com bolinhos de jesus, dentre outros absurdos,  é também uma forma de combater o racismo”, disse. 

Marta destaca que o Instituto do Patrimônio Artístico  e Cultural (IPAC), através do decreto estadual 14.191/2012, tornou  patrimônio cultural imaterial da Bahia o ofício das baianas e com isso também o acarajé. “O Estado da Bahia registrou  em 2012 no livro de patrimônio o acarajé e todos os itens que compõem o ofício das baianas, desde as indumentárias, adereços, tabuleiro, os alimentos e as tradições relacionadas. Não há como alienar o acarajé do ofício das baianas”, disse Marta. 

A vereadora acrescenta que foi aprovado na Câmara Municipal   um projeto para tornar o ofício das baianas patrimônio em Salvador, mas vetado  pelo então prefeito ACM Neto.  “Foi vetado porque disseram que tinha que passar pelo Conselho de Patrimônio, conselho este que passou a existir somente em 2015. Então, onde está o tombamento do ofício das baianas na capital? Por que não fez até agora?”, questiona Rodrigues. “A prefeitura precisa ajustar a situação, apresentar um plano de salvaguarda à população e às baianas como já fez o IPAC”, acrescenta. 

Continua após a publicidade

Segundo a petista, a prefeitura também age de forma capciosa ao tentar se desvencilhar da polêmica em torno da patrimonialização do acarajé no Rio de Janeiro. “A prefeitura, nas redes sociais, afirma que o acarajé é patrimônio cultural na cidade sob a lei 6138/2002 mas não explicou como se dá essa proteção, uma  vez que  no ano em que a lei foi sancionada não existia órgão do patrimônio na capital baiana, que passou a existir em 2015. Tem registro no livro de patrimônio do município? Tem plano de salvaguarda? Passou pelo conselho de patrimônio? Queremos saber disso. Como se dá essa proteção?”. 

Para Marta, tornar o ofício das baianas patrimônio em Salvador, assim como já acontece no Estado,  é uma forma de manutenção da cultura afro-brasileira e da ancestralidade africana. “Preservar o ofício das baianas, ter um plano de salvaguarda, impedir que descaracterizem a essência do acarajé, é também uma forma de combater o racismo. E é o que as baianas querem: não ver mais acarajés de jesus, cor de rosa, com bacalhau, ketchup, dentre outros absurdos”, diz.

Continua após a publicidade

 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Salvador - BA
Salvador - BA
Sobre o município A capital do estado da Bahia, famosa pela arquitetura, culinária e por ser uma das cidades turísticas mais conhecidas do Brasil. A cidade recebeu grande influência africana em vários aspectos culturais, o que a torna o centro da cultura afro-brasileira. Salvador é uma das mais antigas cidades da América, e por muito tempo foi conhecida como Cidade da Bahia, pelos moradores, a diferenciava de outras cidades com o mesmo nome. Foi a primeira capital do Brasil e 1.º sede da administração colonial.
Salvador, BA Atualizado às 20h09 - Fonte: ClimaTempo
27°
Tempo limpo

Mín. 26° Máx. 27°

Dom 28°C 26°C
Seg 28°C 26°C
Ter 28°C 26°C
Qua 28°C 26°C
Qui 28°C 27°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes