Meio Ambiente Amazonas
Vacinação contra raiva: Amazonas segue em campanha para prevenção da doença em cães e gatos
Vacina antirrábica está disponível nos 62 municípios
31/10/2023 21h00
Por: Fábio Costa Pinto Fonte: Agência Amazonas

A vacinação antirrábica para cães e gatos está disponível nos 62 municípios do Amazonas com estratégias de imunização que se adequam a cada um dos territórios municipais. A vacinação é para animais com mais de três meses de vida e que não estejam doentes.

No Amazonas, as Secretarias Municipais de Saúde (Semsa) realizam a execução das campanhas que são gerenciadas pela Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (SES-AM), por meio da Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Drª Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP).

O último caso de raiva em cães e gatos no Amazonas foi registrado em 1998. A diretora-presidente da FVS-RCP, Tatyana Amorim, destaca a importância da vacinação contra a raiva. “Para manter a doença controlada no Amazonas, é necessária a participação da população em levar os animais, reduzindo os riscos de casos humanos”, afirma.

Continua após a publicidade
google.com, pub-9319522921342289, DIRECT, f08c47fec0942fa0

Os 62 municípios estão abastecidos com estoque de vacinas contra a raiva, segundo informa Deugles Cardoso, gerente de zoonoses no Departamento de Vigilância Ambiental da FVS-RCP. “O Estado distribui os insumos, vacinas e seringas, para equipar os municípios no desenvolvimento das campanhas”, disse.

Em Manaus, a campanha de vacinação antirrábica segue ocorrendo, mas o imunizante é ofertado durante o ano todo na sede do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) Manaus, na zona oeste da capital.

Continua após a publicidade
google.com, pub-9319522921342289, DIRECT, f08c47fec0942fa0

Das cidades do Amazonas, 13 já encerraram as campanhas ou estão em processo de finalização das ações: Apuí, Alvarães, Amaturá, Anamã, Anori, Autazes, Barcelos, Barreirinha, Benjamin Constant, Boa Vista do Ramos, Fonte Boa, Guajará e Nova Olinda do Norte. Mesmo em encerramento, as vacinas seguem disponíveis à população nos postos de imunização das cidades.

Cães e gatos

Continua após a publicidade

Os moradores do Amazonas podem levar os animais nos postos de vacinação dos municípios.  É importante que os cães estejam com coleiras e, nos mais ferozes, com focinheiras. Já os gatos devem ser levados em caixas de transporte para evitar fugas e acidentes.

Os animais devem ser conduzidos  por um adulto, visando garantir a segurança das pessoas envolvidas na vacinação. Animais doentes, com febre, diarreia e outras enfermidades não devem ser vacinados, assim como fêmeas gestantes ou amamentando filhotes.