O Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso do Sul (CBMMS) realizou na segunda-feira, dia 28 de março, às 10 horas (horário de Brasília), a formatura dos participantes do 6º Curso de Mergulho Autônomo de Resgate (CMAUT). A solenidade foi realizada na sede do 17º Subgrupamento de Bombeiros Militar Independente, em Bataguassu e foi presidida pelo Cel Huesley, chefe do Estado-Maior Geral do CBMMS.
De acordo com o comandante do 17º Subgrupamento de Bombeiros Militar Independente de Bataguassu, capitão Bruno Vilela, o curso foi realizado no período de 4 de fevereiro a 25 de março e contou com apoio da Prefeitura, que concedeu auxílio financeiro em favor do Corpo de Bombeiros para custear alimentação dos alunos e instrutores no período do curso.
O CMAUT 2022 teve duração total de 7 semanas (305 horas/aula) e do total de 22 alunos inscritos, 12 bombeiros concluíram o curso, sendo 10 integrantes do Corpo de Bombeiros de Mato Grosso do Sul incluindo a primeira mulher mergulhadora integrante do Corpo de Bombeiros do Estado; e dois integrantes do Corpo de Bombeiros do Estado de Rondônia. As aulas foram divididas em 20 matérias, incluindo estágio e operações.
Com a conclusão do curso, o especialista em mergulho autônomo está apto a realizar com excelência o atendimento de ocorrências envolvendo prevenção, busca submersa em geral além de outras atividades que envolvam o meio aquático bem como ministrar instruções referentes aos conteúdos ministrados.
Devido agenda em Brasília, o prefeito de Bataguassu, Akira Otsubo (MDB) não pode comparecer no evento. A secretária municipal de Assistência Social, Suely Otsubo esteve representando-o na ocasião e parabenizou todos os formandos.
Estiveram presentes na formatura, TC Tatiane, chefe da BM-3; TC Bruno, diretor de ensino, instrução, pesquisa e capitão Teixeira, chefe da BM-4; a vereadora Eliane Souza; os secretários municipais de Educação, Regina Duarte de Barros Dovale; de Desenvolvimento Econômico, Urbano e Rural, Mário Miguel; de Esporte, Lazer, Cultura e Turismo, João Carlos Kotai além de coordenadores e demais militares.