Representando Bataguassu, o conselheiro tutelar Vanderlei Veríssimo e a psicóloga da Secretaria Municipal de Educação e Cultura, Thalita Mayara Machado da Silva estão participando do curso ofertado pela Escola do Sistema Único de Assistência Social do Estado do Mato Grosso do Sul (SUAS) “Mariluce Bittar”, em Campo Grande, com o tema escuta especializada de crianças e adolescentes vítimas de violências.
A atividade que prossegue até sexta-feira (27), tem carga horária de 40 horas.
No conteúdo programático, estão sendo abordados temas como a importância de uma escuta especial no contexto do abuso sexual e o desenvolvimento infantil; legislação e as atribuições dos órgãos do Sistema de Garantia de Direitos; escuta especializada Conceitos e Procedimentos Éticos e Protocolares e escuta especializada no âmbito do SUAS. As orientações estão sendo repassadas pela professora Doemia Ignes Ceni.
A secretária municipal de Assistência Social, Suely Otsubo ressaltou que a participação dos representantes de Bataguassu visa a implantação da escuta especializada no município para atendimento às crianças e adolescentes vítimas de abuso sexual afim de garantir que todos os procedimentos sejam seguidos para garantir o atendimento adequado e eficiente na rede de proteção.
Suely comentou que capacitações como essa são importantes para aprimorar o atendimento e a proteção das crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade.
O encaminhamento de profissionais reforça o compromisso da Prefeitura de Bataguassu em promover a formação contínua dos profissionais que atuam na área da infância e adolescência, visando a construção de uma rede de proteção cada vez mais eficaz e sensível às necessidades locais.