O Sistema Nacional de Empregos (Sine,)gerido pelo Governo do Tocantins, por meio da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (Setas), divulga nesta segunda-feira, 28, 506 oportunidades de emprego em suas nove unidades no Estado.
Os trabalhadores interessados em concorrer às vagas podem acessar o Aplicativo Sine Fácil, seguindo o passo a passo nohttps://setas.to.gov.br/trabalho/passo-a-passo-aplicativo-sine-facil.
Quadro Geral
No Quadro Geral de Vagas são 499 oportunidades, sendo 119 em Araguaína; 117 em Palmas; 75 em Gurupi; 61 em Taquaralto; 42 em Paraíso do Tocantins; 34 em Porto Nacional; 30 vagas em Dianópolis; 19 em Guaraí, e duas em Araguatins.
Entre as vagas disponíveis para o Quadro Geral, em Palmas, oito são para Vendedor interno, oito para Vendedor pracista, uma para Motorista de caminhão pesado (com munk), duas para Cuidador de idoso e uma para Arte finalista.
Em Araguaína destacam-se uma vaga para Acabador de mármore e granito, uma vaga para Cadista (desenhista técnico de arquitetura), uma para Bordador à máquina e uma para Nutricionista.
Entre as vagas disponíveis, em Taquaralto, uma é para Instalador fotovoltaico e uma para Supervisor comercial. Em Gurupi, das vagas disponíveis para o Quadro Geral, destacam-se dez vagas para Empregado arrumador. Já em Paraíso do total de vagas disponibilizadas cinco são para Empregado doméstico em serviços gerais.
Pessoa com Deficiência
O Sine disponibiliza também sete vagas para Pessoa com Deficiência (PCD). São três vagas em Palmas, três em Gurupi, uma em Araguaína.
O diretor do Trabalho do Sine, José Alberto Guimarães (Gordo), informou que a partir do dia 4 de abril o atendimento do Sine Tocantins volta a ser presencial em todas as unidades do Estado. "A previsão é para que cursos e qualificações profissionais voltem a ocorrer de forma presencial, a partir do retorno das atividades presenciais", afirma.
O Diretor do Trabalho destaca ainda que, nesta semana, estão ocorrendo reuniões com gestores municipais para orientações sobre a Carteira do Trabalho digital. "O objetivo é treinar os agentes municipais para a confecção do documento digital nos municípios que não possuem espaço físico do Sine, evitando que os trabalhadores necessitem se deslocar a outros municípios para ter acesso ao documento, o que vai facilitar a vida dessas comunidades", explica.
O secretário da Setas, José Messias de Araújo, destaca que o Sistema opera com intermediação de mão de obra, capacitação e orientação profissional, seguro desemprego e Carteira de Trabalho e destacou o trabalho do Governo do Tocantins para ofertar, por meio do Sine, serviços para os trabalhadores e empregadores do Estado. "Em 2022, o Sine Tocantins ofereceu uma média de 500 vagas de empregos diariamente", afirma.
Painel de vagas
Para conferir, diariamente, a oferta de vagas nos nove postos do Sine Tocantins acesse o site da Setas,https://setas.to.gov.br/vagas-de-emprego, ou as redes sociais, sendo no Facebook o perfil @setasTo, e no Instagram Setas Tocantins.