O skatista sebastianense Guilherme da Silva Passos, 19 anos, vai participar das finais da categoria Street masculino do STU Open Rio 2023, campeonato que é realizado pela Plataforma Skate Total Urbe (STU), considerada uma das principais competições do Brasil.
O evento ocorre de 22 a 29 de outubro, na Praça São Perpétuo, popularmente conhecida como “Praça Duó”, situada no bairro da Barra da Tijuca, na Zona Oeste da cidade do Rio de Janeiro.
Guilherme faz parte do programa “Força Atleta”, iniciativa do governo municipal que concede apoio financeiro para atletas e formadores esportivos do município. O skatista passou por três fases on-line até chegar à final presencial no Rio de Janeiro.
“Na primeira fase, tive que gravar um vídeo de 45 segundos e postar no perfil da plataforma TikTok. A partir daí, torci para o público e a comissão técnica me escolherem. Estar na grande final de um campeonato como esse é um sonho e vou dar o meu melhor para trazer esse título”, disse o atleta.
O jovem teve uma contusão e ficou parado por três semanas, mas já retornou aos treinos na primeira semana de outubro. Para ele, o apoio da Prefeitura é fundamental para conseguir atingir a meta de conquistar o título em solo carioca.
O STU ON TOUR surgiu em 2021, quando o mundo ainda vivia os efeitos da pandemia da Covid-19, com a proposta de descobrir nomes do skate pelo país afora. A ideia é dar oportunidade para que skatistas de todos os cantos do Brasil, mesmo à distância, consigam apresentar suas manobras e estilos pelas redes sociais.
A Plataforma STU faz parte da história do skate nacional e internacional, contribuindo com a evolução da cena de cultura urbana com a produção de eventos em diferentes regiões do Brasil, e com a criação de conteúdos em diversas mídias. Consolidar, de vez, o Brasil no cenário mundial e se tornar a maior geradora de conteúdos de skate tem sido o grande desafio da plataforma.
Ao todo, serão distribuídos R$ 130 mil, divididos igualitariamente entre as categorias masculina e feminina, com o campeão de cada uma delas embolsando R$ 10 mil – a premiação segue até o oitavo lugar.
Na primeira edição do STU ON TOUR, em 2021, os campeões foram Virgínia Fortes Águas e Eduardo Neves, no Street, e Raicca Ventura e Augusto Akio, no Park. Na segunda edição, em 2022, foi a vez de Fernanda Tonissi e Dan Sabino pelo Park. E pelo Street, Murilo Marques e Isabelly Ávila.
Bateria final do Street 2023
Guilherme da Silva Passos
Nathan Souza
Matheus Mendes
Jonathan Mentex
Otoniel Soares
Victor Borges
#PraTodosVerem: imagens do skatista sebastianense, Guilherme da Silva Passos, 19 anos, que vai participar das finais da categoria street masculino do STU Open Rio 2023. Fim da descrição.