Secepi participa do Fórum Nacional de Secretários de Esportes em São Paulo
O evento reuniu representantes de 25 estados da federação e discutiu o cenário esportivo brasileiro.
04/10/2023 10h00
Por: Fábio Costa PintoFonte: Secom Piauí
Foto: Reprodução/Secom Piauí
A Secretaria dos Esportes do Piauí (Secepi) participou da XII Reunião do Fórum Nacional dos Secretários de Estado do Esporte, no dia 29 de setembro, em São Paulo. O evento faz parte da programação oficial da COB EXPO, que discutiu o cenário esportivo brasileiro, entre a esfera federal e entidades privadas do Sistema Nacional do Esporte.
De acordo com o Comitê Olímpico do Brasil (COB), o objetivo da atual gestão é a melhoria do desenvolvimento do esporte em cada unidade federativa, a partir da imersão nos esportes olímpicos da América Latina.
As principais pautas tratadas durante o evento foram: a formação e manutenção da comissão especial de jogos educacionais; apresentação dos Jogos da Juventude; desafios e oportunidades e balanço da gestão do fórum do último biênio.
“A partir da análise da preparação dos jogos deste ano, fizemos alguns ajustes necessários para a etapa de 2024. O COB apresentou a programação e anunciou a sede, que será Blumenau–SC, com previsão de abertura no dia 13 de novembro, para não chocar com eleições e Enem, já que nossos atletas são, também, estudantes na faixa etária de prestar o exame”, disse o assessor técnico da Secepi, Reginaldo Fonseca.
Segundo Reginaldo, o Comitê custeará no próximo ano, os uniformes das equipes das modalidades coletivas e fará um incremento do número de atletas em algumas modalidades, como a natação em águas abertas.
Representantes de 25 estados participaram do fórum e relataram a falta de previsão orçamentária para participar dos Jogos Escolares Brasileiros, no período de 26 de outubro a 9 de novembro deste ano.
Continua após a publicidade
“Então, foi realizada uma consulta, e oito estados declararam que poderiam arcar com as despesas e levar suas delegações por conta própria. Seis precisariam parcialmente de alguma ajuda do COB e outros treze estados se manifestaram pela necessidade da ajuda plena para enviar suas delegações. O Ministério dos Esportes anunciou que vai arcar com as despesas de participação desses últimos estados”, disse o assessor.
Na ocasião, ainda foram eleitos os membros eletivos do Fórum para as funções de presidente, vice-presidente, secretaria executiva e vice-presidentes regionais.