Magda Nassar abriu a coletiva de imprensa da 50ª edição da ABAV Expo, nesta quarta-feira (27) com notícias animadoras para o setor de turismo. A feira, a maior da América Latina, bateu o recorde de pré-inscrições dos últimos anos: foram 33.600 no total. No palco, ao lado de Marcelo Freixo, Presidente da Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo – EMBRATUR, Gustavo Tutuca, Secretário de Estado do Turismo do Rio de Janeiro, Celso Sabino, Ministro de Estado do Turismo, Daniela Maia, Secretária de Turismo do Rio de Janeiro, Adriana Homem de Carvalho, assessora da Presidência da Fecomércio RJ, representando Antonio Florencio Queiroz Junior, Presidente da Fecomércio e Fabricio Amaral, Presidente do Fórum Nacional dos Secretários e Dirigentes Estaduais de Turismo – FORNATUR, a primeira presidente mulher da ABAV Nacional, organizadora da 50a ABAV Expo, mostrou que o evento cresceu 30% em comparação ao ano passado. “Já é possível afirmar que o sucesso da ABAV Expo 2023 está acontecendo porque o Rio de Janeiro é muito parceiro. Nós precisamos trabalhar e ajudar a Embratur a divulgar o Brasil. Ao longo destes três dias de evento, discutiremos a reforma tributária e nós estamos debruçados neste tema. Estamos indo a Brasília com frequência e é muito importante termos os políticos – deputados federais e senadores – do nosso lado”. A presidente também anunciou que assumiu o desafio de fazer com que a feira seja totalmente sustentável. “Começamos uma verdadeira jornada ESG. Contratamos uma assessoria especializada no assunto, trouxemos operadoras, o Sebrae e montamos um comitê especial. Qual é a responsabilidade do turismo se não falarmos de sustentabilidade”, argumenta Magda. Em seguida, Marcelo Freixo apresentou uma grande novidade: uma parceria com a TAP, empresa aérea de Portugal, que realizará mais 11 voos semanais de Portugal para o Brasil. “O caminho do crescimento do turismo nacional se dará pela união de todos que lutam por este setor. Recentemente, a Embratur inaugurou um portal e atualizou todas as informações sobre inteligência de dados”, comentou Freixo. Ele também apresentou números robustos do turismo nacional. Segundo o presidente da EMBRATUR, o país arrecadou R$ 3,2 bilhões somente no mês de agosto. Nos primeiros oito meses do ano, o Brasil recebeu R$ 22 bilhões de reais. De janeiro a agosto, o turismo gerou um lucro limpo que já é o maior resultado do turismo dos últimos 25 anos. “O sucesso desta feira é o resultado de várias mãos”, afirma. Adriana Homem Carvalho, assessora da presidência da Fecomercio RJ, comentou que estava profundamente feliz, pois é a primeira vez que a instituição participa da ABAV Expo de uma forma tão significativa. De acordo com a assessora, a Fecomércio, o Sesc e o Senac estão ocupando espaços relevantes no setor. Ela enfatizou ainda que o Sesc tem investido cada vez mais no turismo social, seja em hotéis, gastronomia ou lazer. Gustavo Tutuca agradeceu a parceria da Embratur, da ABAV Expo, da Prefeitura do Rio de Janeiro e de todos os demais parceiros envolvidos no segmento de turismo. “É muito bom falarmos sobre o crescimento e o desenvolvimento do turismo de nosso estado, nossa cidade e país. Precisamos de mais engajamento, pois sabemos que o Rio de Janeiro é a isca, a joia da coroa. Estamos conversando com as companhias aéreas, pois precisamos recuperar/revitalizar o Aeroporto Internacional Tom Jobim”, pontuou o secretário. Daniela Maia também registrou que está muito feliz, pois o turismo da Cidade do Rio de Janeiro vive um momento ímpar. “Essa edição da ABAV Expo 2023 Rio de Janeiro chancela esse crescimento e nós estamos de mãos dadas como o estado, a Fecomercio e a Embratur. Estarmos nessa sintonia só potencializa nosso crescimento turístico, cujo Rio de Janeiro tem vocação para se expandir e gerar novas oportunidades”, comenta a secretária de turismo da cidade do Rio de Janeiro. Maia também comentou que, recentemente, fechou uma parceria com a ACIE (Associação dos Correspondentes de Imprensa Estrangeira) para divulgar o destino Rio de Janeiro. O ministro Celso Sabino, chamado de turista na feira por sua empolgação com o evento, verbalizou que o Brasil precisa ser o país do presente e não mais o país do futuro. Ele anunciou investimentos do novo PAC, que contemplará várias obras de infraestrutura, de diversos programas que vão incentivar o turismo nacional, atraindo visitantes nacionais e estrangeiros. Ele afirmou que o ministério vai criar mais iniciativas / parcerias para alavancar alguns setores, como turismo plus, pousadas de charme, hotéis de luxo, entre outros segmentos. “Nosso maior desafio é aumentar a taxa de ocupação destes grandes empreendimentos turísticos. Também queremos incrementar programas ligados ao ecoturismo, turismo gastronômico e demais nichos. Criaremos uma sinergia/conectividade com os países membros do Mercosul, precisamos valorizar os turistas estrangeiros e os nacionais”, comenta Sabino. O ministro do turismo também anunciou que está dialogando com as companhias aéreas, pois o país tem que aumentar sua malha aérea. Ele informou que o projeto “Conheça o Brasil voando” tem como objetivo criar incentivos para o turista nacional. Ainda de acordo com ele, os brasileiros precisam ter acesso a passagens aéreas mais em conta. Segundo Sabino, a ANAC garante que metade das vagas das cias aéreas garantem tarifas a partir de R$ 500,00, porém os viajantes devem planejar seus destinos com antecedência, garantindo assim, bons preços. Sobre a ABAV Nacional. A ABAV Nacional (Associação Brasileira de Agências de Viagens) é reconhecida como uma das principais entidades de Turismo do Brasil. Presente nos 26 estados brasileiros e no Distrito Federal, foi fundada em 1953, possui crescente força política e sua base é composta por mais de 2 mil empresas associadas, entre agências de viagens, operadoras e consolidadoras, que juntas respondem por cerca de 80% de toda a movimentação de vendas e distribuição de produtos e serviços turísticos no país. A entidade tem entre seus objetivos difundir a educação através do seu Instituto de Capacitação e Certificação (ICCABAV), com promoção de cursos, palestras, estudos e na gestão e curadoria da área educacional da ABAV Expo, a ABAV Talks. Globalmente, a ABAV Nacional integra a World Travel Agents Association Alliance (WTAAA) e é co-fundadora do Fórum Latino-Americano de Turismo (Folatur). Sobre a ABAV Expo. A ABAV Nacional organiza a ABAV Expo, que é o maior evento do mercado do Turismo brasileiro e uma das principais do calendário latino-americano. Reúne os principais players do Turismo do Brasil e do mundo e é a grande vitrine e o ponto de encontro para o lançamento de novidades e apresentação de tendências para o mercado profissional do turismo, além de ser um ambiente de negócios, relacionamento e capacitações. Está em sua 50ª edição e é organizada e realizada pela ABAV Nacional. Foi apontada por 72% dos profissionais da indústria como o evento de maior relevância para participar em 2022, segundo pesquisa da ABAV em parceria com o SEBRAE, realizada em junho de 2021. Em 2021, retornou à sua característica itinerante, foi o primeiro grande evento teste seguindo os protocolos sanitários pós vacinação da Covid-19 e aconteceu em Fortaleza. Arrecadou R$ 5,24 milhões de receita para a capital cearense. Com uma permanência média de 3,6 dias, cada visitante deixou na cidade R$ 693,26/dia em gastos com hospedagem (34,1%), compras (27,5%), alimentação (16,9%), entretenimento (11,7%) e transporte (9,8%). De acordo com o relatório produzido pelo Observatório de Turismo, os gastos com o fluxo turístico apresentaram impacto estimado em R$ 7,1 milhões na produção da economia de Fortaleza. Em 2022, o evento foi realizado no Centro de Convenções de Pernambuco, em Olinda. Os indicadores econômicos, segundo a pesquisa realizada pela Secretaria de Turismo e Lazer do Estado de Pernambuco, por meio da EMPETUR e com o apoio do Observatório do Turismo, demonstram que a rede hoteleira no Grande Recife (Recife/Olinda e Jaboatão dos Guararapes) teve uma ocupação média de 88,52%. O fluxo de hóspedes nos hotéis foi de 26.017 turistas, com uma estadia média de 4,5 dias e valor médio de R$2.199,36. A receita turística bruta no período foi de R$84,5 milhões. Rio de Janeiro, 28 de setembro de 2023.