Economia Negócios
Vendas no varejo crescem 1,3% no primeiro semestre de 2023
Dados do IBGE são em comparação ao mesmo período de 2022; acumulado dos últimos 12 meses registra alta de 0,9%
27/09/2023 15h25
Por: Fábio Costa Pinto Fonte: Agência Dino

O varejo nacional acumulou alta de 1,3% em vendas no primeiro semestre de 2023, segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). O crescimento foi observado em comparação ao primeiro semestre de 2022. Nos últimos 12 meses, a evolução foi de 0,9% em relação ao mesmo período anterior.

No comércio varejista ampliado, que inclui veículos, motos, partes e peças e material de construção, o volume de vendas em junho cresceu 1,2% frente a maio, na série com ajuste sazonal. Na série sem ajuste sazonal, o varejo ampliado cresceu 8,3% frente a junho de 2022. O acumulado no ano foi a 4,0% e o acumulado em 12 meses, a 1,1%.

Para aproveitar o momento aquecido do setor, algumas empresas apostam em inovação e tecnologia. As ferramentas de Gestão de Força de Trabalho (Workforce Management, WFM na sigla em inglês), neste sentido, podem ser usadas como uma opção para varejistas, com o objetivo de aumento de vendas.

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“O uso de uma ferramenta de WFM permite preparar o dia-dia de uma loja com o objetivo de organizar e planejar as pessoas conforme a real necessidade”, explica Fernando Zucki, Diretor de Mercado da WYNTAYLOR, empresa de tecnologia da informação com foco em Workforce Optimization. “Existir hora correta para organizar a loja e outra para focar em vendas é fundamental para potencializar um bom resultado e otimizar sua força de trabalho”.

Vale ressaltar que o WFM não se concentra apenas no desempenho e na programação dos funcionários, mas também determina como as empresas devem investir em seus funcionários.  Uma boa implementação da solução envolve treinamentos on-line e supervisão para garantir que os agentes estejam familiarizados com as habilidades que devem exercer para cumprir suas funções. 

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Segundo Zucki, boa estratégia de gestão de força de trabalho envolve conhecer bem o seu negócio e saber usar os dados como histórico de vendas, datas especiais, sazonalidades a favor de um bom planejamento. 

Levando em consideração o alto número das vendas no varejo, o profissional pontua que “é crucial ter a equipe como ‘centro’ do seu negócio e saber valorizar as competências de cada colaborador, explorar sua produtividade ao máximo”, completa o Diretor de mercado.

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Além disso, Endrigo Duarte, Diretor comercial da SISQUAL® WFM, explica que quando a força de trabalho é realocada de forma eficiente para atender às necessidades operacionais, é possível controlar os gastos com mão de obra e promover uma resposta ágil às demandas em constante mudança, tornando o WFM um ferramenta com um ROI (Retorno Sobre o Investimento) notável.

Para saber mais, basta acessar: www.sisqualwfm.com