Ciência UTOPIA DA CIÊNCIA
COMO TORNAR REALIDADE A UTOPIA DA CIÊNCIA E TECNOLOGIA UTILIZADAS APENAS PARA O BEM DA HUMANIDADE.
Este é o resumo do artigo de 5 páginas que tem por objetivo apresentar como fazer com que a utopia da utilização da ciência e da tecnologia exclusivamente para o bem da humanidade se torne realidade.
16/09/2023 15h54
Por: Colunista Fonte: Fernando Alcoforado*
Foto: Reprodução / Rose Marie

Acabando com a distopia representada pela ciência e pela tecnologia utilizadas, também, para a produção do mal para a humanidade. É importante observar que a ciência busca a formulação de modelos e leis que explicam o funcionamento dos fenômenos e da natureza. A ciência busca o conhecimento para explicar os fenômenos da natureza identificando suas leis baseadas na observação e em métodos experimentais. A tecnologia se apoia nos conhecimentos gerados pela ciência através da qual a sociedade satisfaz suas necessidades. A ciência se refere ao conhecimento adquirido, a tecnologia se refere às habilidades, técnicas e processos usados para produzir os resultados desejados. A ciência tem o objetivo de explicar algo, enquanto a tecnologia está mais inclinada no desenvolvimento do uso de algo.  

A humanidade vive, mais do que nunca, sob os auspícios e domínios da ciência e da tecnologia. O uso que se faz da ciência e da tecnologia é tão intensa que uma parcela significativa das pessoas acredita que elas só trazem apenas benefícios para a sociedade. Para o ser humano, a tecnologia torna a vida mais fácil, mais limpa e mais longa. O homem cultiva uma relação de dependência crescente em relação à ciência e à tecnologia na era contemporânea. É um comportamento habitual de grande parte da sociedade considerar a ciência e a tecnologia como libertadoras da humanidade dos fardos do trabalho e das ameaças representadas pelas forças da natureza. Somando a tudo isso, existe a visão generalizada de que o progresso científico-tecnológico traz não apenas o avanço do conhecimento, mas também uma melhoria real, inexorável e efetiva em todos os aspectos da vida humana.

No século XX, acreditava-se que os únicos meios confiáveis para o melhoramento da condição humana provinham das novas máquinas, substâncias químicas e as mais diversas técnicas. Inclusive os recorrentes males sociais e do meio ambiente que acompanham os avanços tecnológicos raras vezes têm afetado esta fé. Hoje, existe a clara percepção de que a ciência e a tecnologia têm proporcionado progresso para a humanidade, mas que, junto com isto, possuem a capacidade de também destruí-la. A ciência não é vista apenas como libertadora, mas sim, em determinadas situações, como desumanizadora e escravizadora da vida humana. O crescimento descontrolado da ciência e da tecnologia tem contribuído para destruir as fontes vitais de nossa humanidade ao criar uma cultura sem uma base moral. A tecnologia tem conformado nossas vidas porque estamos à mercê de sistemas interconectados e, o que é grave, porque estamos submissos à sua autoridade, moldando-nos ao seu funcionamento. A onipresença da tecnologia no mundo atual, aliada à sua maior complexidade, dá lugar a uma situação bastante problemática.

Continua após a publicidade
google.com, pub-9319522921342289, DIRECT, f08c47fec0942fa0

A Modernidade nasceu com a 1ª Revolução Industrial na Inglaterra significando um extraordinário esforço intelectual dos pensadores iluministas para desenvolver a ciência e a razão e descobrir as leis universais para serem postas a serviço da humanidade. Com a Revolução Industrial, a ciência e a tecnologia adquiriram uma importância fundamental para o progresso humano, mediante as contínuas inovações tecnológicas. A ideia era usar o acúmulo de conhecimento gerado em busca da emancipação humana e do enriquecimento da vida diária. É oportuno observar que a 1ª Revolução Industrial foi o conjunto de transformações socioeconômicas iniciadas por volta de 1760, na Inglaterra (e mais tarde em outros países), e caracterizadas especialmente pela substituição do homem pela máquina nos processos produtivos (tear mecânico e máquina a vapor, a princípio), seguida da formação de grandes conglomerados industriais. 

A Modernidade é identificada com a crença no progresso e nos ideais do Iluminismo. Entretanto, a evolução da Modernidade foi marcada por eventos que marcaram negativamente a sociedade atual. O principal deles foi sem dúvida as catástrofes da 1ª e da 2ª Guerra Mundial. Na verdade, a ciência e a tecnologia contribuíram para a barbárie de duas guerras mundiais com a invenção de armamentos bélicos poderosos e destrutivos, especialmente a bomba atômica. A ciência e a tecnologia passaram a ser utilizadas numa escala sem precedentes tanto para o bem como para o mal. A consequência de tudo isto é a desilusão com a ciência em decorrência dos males que ela vem provocando para a  humanidade. Todo esse desenvolvimento científico e tecnológico culminou na era atual com uma crise ecológica mundial que pode resultar em uma mudança climática global catastrófica que pode ameaçar a sobrevivência da humanidade. Nesse sentido pode-se duvidar dos reais benefícios trazidos pelo progresso científico e tecnológico com o advento da Modernidade.

Continua após a publicidade
google.com, pub-9319522921342289, DIRECT, f08c47fec0942fa0

Para fazer com que a ciência e a tecnologia sejam utilizadas exclusivamente para o bem da humanidade, urge atacar o mal desta barbárie pela raiz com a construção de uma nova ordem econômica mundial em substituição à ordem capitalista dominante para evitar que a ciência e a tecnologia sejam usadas, também, para o mal como tem ocorrido ao longo da história da humanidade. Para galgar a condição de sociedade civilizada, é preciso que haja intervenções econômicas e sociais do Estado para promover justiça social em um sistema capitalista e uma política de Bem-Estar Social no interesse geral da população e fazer com que a ciência e a tecnologia sejam utilizadas em prol do progresso da humanidade. Para tanto, é preciso que ocorra a reforma do capitalismo com a construção do Estado de Bem Estar Social como o construído nos países escandinavos que, sendo um híbrido entre o que existe de mais positivo nos sistemas capitalista e socialista, prepararia o terreno para a conquista do mais elevado nível de civilização com a construção do socialismo democrático em todos os países do mundo.

Para assistir o vídeo, acessar o Canal Fernando Alcoforado do YouTube através do  website https://www.youtube.com/watch?v=6SczglzMJx8

Continua após a publicidade
google.com, pub-9319522921342289, DIRECT, f08c47fec0942fa0

 

Para ler o artigo completo de 5 páginas em Português, Inglês e Francês, acessar os websites do Academia.edu <https://www.academia.edu/106579384/COMO_TORNAR_REALIDADE_A_UTOPIA_DA_CI%C3%8ANCIA_E_TECNOLOGIA_UTILIZADAS_APENAS_PARA_O_BEM_DA_HUMANIDADE>, <https://www.academia.edu/106579530/HOW_TO_MAKE_THE_UTOPIA_OF_SCIENCE_AND_TECHNOLOGY_USED_ONLY_FOR_THE_GOOD_OF_HUMANITY_A_REALITY>  e <https://www.academia.edu/106579588/COMMENT_FAIRE_DE_L_UTOPIE_DE_LA_SCIENCE_ET_DE_LA_TECHNOLOGIE_UTILIS%C3%89ES_UNIQUEMENT_POUR_LE_BIEN_DE_L_HUMANIT%C3%89_UNE_R%C3%89ALIT%C3%89>, do SlideShare <https://www.slideshare.net/Faga1939/como-tornar-realidade-a-utopia-da-cincia-e-tecnologia-utilizadas-apenas-para-o-bem-da-humanidadepdf>, <https://www.slideshare.net/Faga1939/how-to-make-the-utopia-of-science-and-technology-used-only-for-the-good-of-humanity-a-realitypdf>, e  <https://www.slideshare.net/Faga1939/comment-faire-de-lutopie-de-la-science-et-de-la-technologie-utilises-uniquement-pour-le-bien-de-lhumanit-une-ralitpdf>, do WordPress <https://wordpress.com/post/blogdefalcoforado.com/3732>, <https://wordpress.com/post/blogdefalcoforado.com/3735> e <https://wordpress.com/post/blogdefalcoforado.com/3738>  e do Linkedin <https://www.linkedin.com/pulse/como-tornar-realidade-utopia-da-ci%2525C3%2525AAncia-e-tecnologia-para-alcoforado%3FtrackingId=2RcFWgCnewDWUtqHrTvf9A%253D%253D/?trackingId=2RcFWgCnewDWUtqHrTvf9A%3D%3D>, <https://www.linkedin.com/pulse/how-make-utopia-science-technology-used-only-good-alcoforado%3FtrackingId=4sBeKs8pNwrn9KUjEoLkNQ%253D%253D/?trackingId=4sBeKs8pNwrn9KUjEoLkNQ%3D%3D> e <https://www.linkedin.com/pulse/comment-faire-de-lutopie-la-science-et-technologie-pour-alcoforado%3FtrackingId=mwaNQUaRKaDU0%252FL5PFB%252BLw%253D%253D/?trackingId=mwaNQUaRKaDU0%2FL5PFB%2BLw%3D%3D>.

* Fernando Alcoforado, 83, condecorado com a Medalha do Mérito da Engenharia do Sistema CONFEA/CREA, membro da Academia Baiana de Educação, da SBPC- Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência e do IPB- Instituto Politécnico da Bahia, engenheiro e doutor em Planejamento Territorial e Desenvolvimento Regional pela Universidade de Barcelona, professor universitário (Engenharia, Economia e Administração) e consultor nas áreas de planejamento estratégico, planejamento empresarial, planejamento regional e planejamento de sistemas energéticos, foi Assessor do Vice-Presidente de Engenharia e Tecnologia da LIGHT S.A. Electric power distribution company do Rio de Janeiro, Coordenador de Planejamento Estratégico do CEPED- Centro de Pesquisa e Desenvolvimento da Bahia, Subsecretário de Energia do Estado da Bahia, Secretário do Planejamento de Salvador, é autor dos livros Globalização (Editora Nobel, São Paulo, 1997), De Collor a FHC- O Brasil e a Nova (Des)ordem Mundial (Editora Nobel, São Paulo, 1998), Um Projeto para o Brasil (Editora Nobel, São Paulo, 2000), Os condicionantes do desenvolvimento do Estado da Bahia (Tese de doutorado. Universidade de Barcelona,http://www.tesisenred.net/handle/10803/1944, 2003), Globalização e Desenvolvimento (Editora Nobel, São Paulo, 2006), Bahia- Desenvolvimento do Século XVI ao Século XX e Objetivos Estratégicos na Era Contemporânea (EGBA, Salvador, 2008), The Necessary Conditions of the Economic and Social Development- The Case of the State of Bahia (VDM Verlag Dr. Müller Aktiengesellschaft & Co. KG, Saarbrücken, Germany, 2010), Aquecimento Global e Catástrofe Planetária (Viena- Editora e Gráfica, Santa Cruz do Rio Pardo, São Paulo, 2010), Amazônia Sustentável- Para o progresso do Brasil e combate ao aquecimento global (Viena- Editora e Gráfica, Santa Cruz do Rio Pardo, São Paulo, 2011), Os Fatores Condicionantes do Desenvolvimento Econômico e Social (Editora CRV, Curitiba, 2012), Energia no Mundo e no Brasil- Energia e Mudança Climática Catastrófica no Século XXI (Editora CRV, Curitiba, 2015), As Grandes Revoluções Científicas, Econômicas e Sociais que Mudaram o Mundo (Editora CRV, Curitiba, 2016), A Invenção de um novo Brasil (Editora CRV, Curitiba, 2017),  Esquerda x Direita e a sua convergência (Associação Baiana de Imprensa, Salvador, 2018, em co-autoria), Como inventar o futuro para mudar o mundo (Editora CRV, Curitiba, 2019), A humanidade ameaçada e as estratégias para sua sobrevivência (Editora Dialética, São Paulo, 2021), A escalada da ciência e da tecnologia ao longo da história e sua contribuição ao progresso e à sobrevivência da humanidade (Editora CRV, Curitiba, 2022), de capítulo do livro Flood Handbook (CRC Press, Boca Raton, Florida, United States, 2022) e How to protect human beings from threats to their existence and avoid the extinction of humanity (Generis Publishing, Europe, Republic of Moldova, Chișinău, 2023).