Meio Ambiente Rede de governança
Para fortalecer diálogo e traçar estratégias, gestores se reúnem pela Rede de Governança Ambiental do Acre
O governo do Acre, por meio da Secretaria do Meio Ambiente e das Políticas Indígenas (Semapi), realiza como parte das atividades em alusão ao Dia d...
10/09/2023 13h50
Por: Fábio Costa Pinto Fonte: Secom Acre
Foto: Reprodução/Secom Acre

O governo do Acre, por meio da Secretaria do Meio Ambiente e das Políticas Indígenas (Semapi), realiza como parte das atividades em alusão ao Dia da Amazônia, comemorado no dia 5 deste mês, reunião com gestores municipais, dentre eles, da agenda ambiental, objetivando o fortalecimento e efetivação da Rede de Governança Ambiental do Estado.

O encontro ocorre nesta segunda-feira, 11, no Diff Hotel, localizado na Rua Rio Grande do Sul, 332, no Centro de Rio Branco, às 9h. Estarão presentes prefeitos e secretários de meio ambiente dos municípios acreanos.

Primeiro encontro de Secretários Municipais ocorreu em junho deste ano. Foto: Alexandre Cruz-Noronha.

No encontro, serão debatidas estratégias de enfrentamento aos ilícitos ambientais e o fortalecimento desse espaço de governança no sentido de ampliar o diálogo e as ferramentas de cooperação para o desenvolvimento sustentável, a partir de soluções integradoras frente aos desafios à gestão ambiental.

Continua após a publicidade
google.com, pub-9319522921342289, DIRECT, f08c47fec0942fa0

A Rede de Governança Ambiental do Estado do Acre é composta por gestores municipais e de meio ambiente e deverá ser fortalecida por meio de um ato normativo do Estado.

A secretária do Meio Ambiente e das Políticas Indígenas, Julie Messias, falou da importância dessa união entre estado e municípios como forma coordenada frente aos ilícitos ambientais e na efetivação de ações de promoção do desenvolvimento sustentável.

Continua após a publicidade
google.com, pub-9319522921342289, DIRECT, f08c47fec0942fa0

“Nas 22 cidades acreanas temos particularidades que nos diferem, mas que também nos unem. A proposta da Rede é impulsionar a política pública ambiental do Estado, através de uma agenda integrada, como instrumento transversal com as demais pastas do Estado e municípios para a disseminação das políticas públicas de meio ambiente e a atuação conjunta”, ressaltou.

Na oportunidade, serão realizados diálogos relacionados à regularização ambiental, resíduos sólidos, educação ambiental e janelas de oportunidades como o Fundo Amazônia.

Continua após a publicidade