Em sua 11ª edição, a FLICA 2023 iniciou com Colóquios, atividades de extensão no mês de julho, e lançamento oficial no dia 25 de junho, em Cachoeira, data em que o município torna-se a capital da Bahia, com celebração especial em homenagem ao Bicentenário da Independência do Brasil.
O Colóquio FLICA, aconteceu entre os dias 06 a 09 de julho de 2023, no município de Cachoeira, seguido por seminários, no mesmo mês, nas cidades de São Francisco do Conde, Recôncavo, (14.07), em Madre de Deus (21.07) e Candeias (28.07), municípios da Região Metropolitana de Salvador (RMS).
O Colóquio e os Seminários Flica, foi uma realização da CALI – Cachoeira Literária e da Fundação Hansen Bahia (FHB), com parceria da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia – Centro de Artes, Humanidades e Letras (UFRB - CAHL), e apoio institucional da LDM Livraria, o patrocínio da Empresa ACELEN e FAZCULTURA – Governo do Estado da Bahia.
FLICA - Festa Literária Internacional de Cachoeira:
A Festa Literária Internacional de Cachoeira que acontece desde 2011 já se tornou tradição na cidade de Cachoeira e no Recôncavo Baiano, onde, pelos palcos da Flica, já se passaram diversos autores e autoras, mais de 207 personalidades de nomes nacionais e internacionais e locais.
Curadorias, 11ª edição Flica.
Tenda Paraguaçu: - Luciana Brito é professora adjunta do curso de graduação e pós-graduação em história da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - UFRB e Mírian Sumica Carneiro Reis é professora de Teoria da Literatura no Instituto de Humanidades e Letras da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-brasileira (UNILAB).
Geração Flica: - Jocivaldo dos Anjos, doutorando em Educação e Contemporaneidade (UNEB), pesquisando Educação Escolar Quilombola; Mestre em Governo Estado e Sociedade (FLACSO).
Fliquinha: - Duca, como é mais conhecida, Clara Amorim, é licenciada em história com especializações em Diversidade e Direitos Humanos e Relações Etnico-raciais.
Intervenções Artísticas: - André Reis, Produtor Cultural e responsável por curadorias artísticas de festivais literários, gastronômicos e musicais na Bahia.
Casa dos Autores Baianos: - Dyane Brito, Socióloga e Doutora em Educação. Professora Associada da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Pós-doutora em Sociologia pela USP. Atuou na Curadoria Acadêmica da FLICA 2022, na Curadoria do Colóquio FLICA 2023 e é Membro do Conselho Curador da Fundação Hansen Bahia.
Até o momento, a direção da Flica 2023 informa a sociedade, que logo teremos novos nomes e revelações.
Cidade de Cachoeira:
Cachoeira, cidade histórica baiana, a 120km de Salvador. É considerada Monumento Nacional, tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico Artístico Nacional em 1971, o município de Cachoeira, situado no recôncavo sul, depois de Salvador, é a cidade baiana que reúne o mais importante acervo arquitetônico no estilo barroco e o maior estaleiro cultural independente do Brasil. Foi sede do governo durante a Guerra da Independência. Ali foram organizados e treinados os batalhões que lutaram em Salvador e em Cachoeira contra os ataques portugueses.
Fundação Hansen Bahia (FHB):
A Fundação Hansen Bahia é uma entidade cultural, pessoa jurídica de direito privado e patrimônio próprio nos termos da lei civil, sem fins lucrativos e reconhecida de utilidade pública pela Câmara de Vereadores do Município de Cachoeira, no dia 27 de outubro de 1981, cujo projeto de lei tem o número 03/81. No dia 19 de abril de 1976, dia do seu aniversário, no Touring Clube de Brasília, Hansen fez a doação para as autoridades federais olharem para Cachoeira que tanto precisava ser soerguida.
Aperfeiçoar o homem através da arte e da cultura sempre foi um dos propósitos da Fundação Hansen Bahia, a parte educacional e social, a mais importante.