A Câmara Municipal de Salvador irá realizar, nesta quinta-feira (31), uma audiência pública para debater o Dia da(o) Bailarina(o), a instituição da data no calendário oficial do Município, além da necessidade de valorização da função desses agentes políticos para o fomento da cultura e a emancipação cultural.
O evento irá acontecer no Centro de Cultura da Câmara, ao lado do Elevador Lacerda, com início às 9 horas. Além de autoridades do setor cultural baiano e soteropolitano, a audiência contará com a participação de artistas, bailarinos e fazedores da cultura no estado e na capital baiana. Também marcará presença Matias Santiago, que carrega um currículo extenso na área da dança, da cultura e do ensino.
De acordo com a vereadora Marta Rodrigues (PT), solicitante da audiência pública, a instituição da data do Dia da Bailarina, e o debate aprofundado sobre a profissão, são instrumentos fundamentais para a valorização da categoria e para a inclusão desses profissionais no dia a dia da educação soteropolitana. “Vamos ressaltar o entendimento de como é essencial essa data e o fortalecimento dessa categoria. Vamos fazer um potente debate, onde colocaremos em pauta as expectativas e os desafios que temos nesse sentido”, disse Marta.
A programação inclui, ainda, nos dias 31 de agosto e 1 de setembro, uma Mostra de Dança com apresentação dos jovens da rede privada e estadual de educação situada em Salvador. O evento terá a apresentação das coreografias de danças estudantis dos alunos das Escolas Públicas Estaduais no Evento “Aula Diferente”, que acontecerá entre os dias 31 de agosto e 01 de setembro 2023, nos turnos manhã dás 9 h às 12 h e a tarde dás 14 h às 17 h.
“O evento tem como objetivo envolver a diversidade da comunidade artística de Salvador, priorizando a apresentação de nossas e nossos jovens talentos da rede estadual de educação básica, em específico situada no município de Salvador”, afirma a petista.
Mín. 24° Máx. 27°