Em cerimônia realizada no Centro de Convivência do Idoso, na noite dessa quinta-feira (10), a Prefeitura de Vitória da Conquista, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Semdes), empossou os 22 membros do Conselho Municipal de Habitação de Interesse Social, dos quais, 11 representantes da sociedade civil e 11 do Governo Municipal.
Participaram do evento, o secretário Michael Farias, representando a prefeita Sheila Lemos, o diretor de Habitação de Interesse Social, Diêgo Gomes, o conselheiro Diosvaldino Vieira, o gerente de Habitação da Caixa Econômica, Marcelo Prado, entre outros membros da gestão municipal e da sociedade civil.
Em sua fala, Michelressaltou que a reestruturação do conselho é um compromisso da gestão municipal para garantir o direito à moradia. “Através do conselho e do trabalho realizado pela Diretoria de Habitação, vamos construir alternativas para os desafios que enfrentamos. A reestruturação do conselho e a atuação dos novos membros será crucial para assegurarmos o acesso digno à moradia para os nossos cidadãos e cidadãs”.
O Conselho de Habitação é responsável por formular, planejar e deliberar a Política Municipal de Habitação de Interesse Social do município, além de avaliar a distribuição e a aplicação dos recursos do Fundo Municipal de Habitação. O mandato dos conselheiros é de dois anos, podendo ser reconduzido por mais dois.
O diretor de habitação, Diêgo Gomes, aproveitou para destacar como os investimentos e as consultorias realizadas na Secretaria de Desenvolvimento Social foram fundamentais para a reorganização do conselho. “O conselho irá acompanhar, junto com o Governo Municipal, as atividades relacionadas à habitação no município, isso é muito gratificante. Agora que os membros estão empossados, poderemos discutir e modernizar a lei da Política Municipal de Habitação”, relatou Diêgo.
Jandira Cardoso, que já havia sido conselheira de habitação representando a sociedade civil, agora retorna para continuar contribuindo com a política do município. “Participei ativamente das ações do programa Minha Casa Minha Vida aqui no município, quando fui conselheira. Agora, precisamos de um conselho onde a sociedade civil possa ter participação ativa. Estou muito feliz em poder fazer parte desse processo novamente, pois sei que as mudanças serão positivas não só para mim, mas para toda a cidade”, declarou Jandira.
Outro dos conselheiros empossados foi Diosvaldino Vieira, representante da Associação de Moradores do bairro Santa Helena. Ele destacou que muitas pessoas ainda vivem em condições de moradia que não são ideais, e que sua participação no conselho é uma forma de atender as demandas da sua comunidade. “Quero poder ajudar as pessoas do meu bairro, sei da realidade delas e espero que estando presente no conselho eu possa melhorar essa situação de alguma maneira”, afirmou.