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Visagismo indica o cabelo ideal para cada pessoa
Para realizar o corte ideal, atender ao objetivo da cliente é mais importante do que alcançar a simetria perfeita. O profissional apto a realizar e...
11/07/2023 11h15
Por: Fábio Costa Pinto Fonte: Agência Dino
Pietro Trindade

Acertar o corte de cabelo ideal é um dos maiores desejos de visagistas, cabeleireiros e, principalmente, dos clientes de salões de beleza. Tanto que os estudos sobre o tema estão cada vez mais aprofundados. Há cursos técnicos, de graduação, pós-graduação e até mestrados oferecidos aos profissionais que desejam desenvolver a técnica perfeita.

A busca reflete a exigência do mercado. Uma recente pesquisa encomendada pelo Google à Offerwise, empresa global especialista em pesquisas de mercado online, aponta que cuidar dos cabelos é a maior preocupação dos brasileiros quando se trata de cuidados com a beleza. A pesquisa revela também que o Brasil é o terceiro país que mais busca por moda e beleza no Google, atrás apenas de Japão e Estados Unidos.

O corte de cabelo tem dois objetivos principais: harmonizar ou caracterizar a imagem. De acordo com Tania Trindade, professora e mestre em consultoria visagista de imagem, “no primeiro caso busca-se contemplar o equilíbrio, a beleza da pessoa. Já a caracterização é uma maneira de fazer a cliente demonstrar ainda mais aquela imagem que já transmite, ou, numa explicação mais lúdica, o que ocorre com atores a cada troca de personagem, quando muda completamente o visual”.

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Para chegar ao corte ideal, de acordo com a consultora, é importante consultar um profissional formado em visagismo. “Ele poderá analisar o que a imagem atual passa como informação e qual imagem a cliente deseja passar a transmitir e, a partir daí, elaborar a estratégia de corte”, explica.

Robson Trindade, mestre e doutorando em Visagismo pela PUC/SP TIDD, esclarece que saber ouvir a cliente é essencial. “Para chegar a uma resposta 99,99% segura, é fundamental uma conversa atenta aos pequenos detalhes. Perguntar como ela higieniza o cabelo, com qual frequência, quais produtos utiliza, se usa mais o cabelo solto ou preso, entender verdadeiramente a cliente”.

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O visagista utiliza estas informações para elaborar o corte ideal. “O profissional tem que abrir mão de qualquer ‘eu acho isso, eu acho aquilo’, e mergulhar nas permissões e nas exigências da cliente”.

Um dos fundamentos do visagismo é o estudo dos formatos de rosto. São sete os formatos primários: redondo, quadrado, retângulo alto, retângulo baixo, triângulo alto, triângulo baixo e losango. Cada formato tem suas características próprias, mas não é refém de uma única imagem. “O formato oval, por exemplo, que não faz parte dos primários, é muito usado para gerar delicadeza. E todos podem ser adaptados para parecer oval”.

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Tania Trindade reforça que ninguém deve abrir mão de uma imagem que pretende transmitir por conta de uma característica própria. “Todos os cortes de cabelo combinam com qualquer pessoa, a exemplo de outras opções de embelezamento. O que há de se considerar é qual o desejo desta pessoa quanto à imagem dela, qual imagem ela quer transmitir”.