O livro, uma autobiografia da autora, foi escrito a partir do depoimento de 50 pessoas indicadas por Ebomi Nice para contar a sua história, a partir dos diferentes lugares onde ela atua: o mundo do catolicismo, o universo dos candomblés e a sociedade civil.
O trabalho foi realizado pelo prof. Dr. Vilson Caetano, Doutor em Ciências Sociais, Pós Doutor em Antropologia, que também fez parte da mesa acompanhado da mediadora Professora Dyane Brito, e que classificou “o Bailar das Borboletas” como uma história de amor, um livro feito por várias mãos.
Dr. Vilson Caetano contou um pouco sobre a sua experiência durante a escrita do livro, que nos últimos anos se dedicou a "ouvir histórias" e apresentá-las na forma de livros, respeitando a linguagem e a autoria das pessoas, a sua maioria pais e mães de santo.
Aos 80 anos de idade, Ebomi Nice é filha do Terreiro do Engenho Velho, membro da Irmandade de Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos e da Irmandade de Nossa Senhora da Boa Morte, além de Doutora Honoris Causa pela Ordem dos Capelões do Brasil.
O Colóquio FLICA está patrocinado pela ACELEN, através do FAZCULTURA (Governo do Estado da Bahia).