A equipe do Serviço Especializado em Abordagem Social, vinculada à Diretoria de Assistência Social da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social de Vitória da Conquista, tem aprimorado seus métodos de abordagens para a identificação de situações de violações de direitos em espaços públicos, como crianças e adolescentes em situação de trabalho infantil.
Atualmente, a Política Municipal voltada à população em situação de rua está sendo reordenada. Nesse contexto, está sendo construído um diagnóstico da infância e adolescência no município, que também permitirá um redimensionamento das ações para a identificação de situações de trabalho infantil nas ruas, de modo a contribuir para a erradicação do trabalho infantil no município e acompanhamento dessas famílias.
Neste momento, a equipe está concentrada no mapeamento dos casos de crianças em situação de rua e em situação de trabalho infantil. O consultor Jadir de Assis ressaltou que o maior desafio neste momento é o roteiro das abordagens. “Precisamos de um diagnóstico que alcance aquelas pessoas que o serviço de abordagem ainda não alcançou. Por isso é necessário pensar em novas estratégias de erradicação do trabalho infantil”.
O diagnóstico propiciará ao município subsídios para atuação intersetorial eficaz no enfrentamento ao trabalho infantil e outras situações de violações de direitos contra crianças e adolescentes em espaços públicos.