Cultura FLICA 2023.
Programação colóquio Flica.
2º DIA / sexta-feira (07-07).
04/07/2023 00h18
Por: Fábio Costa Pinto Fonte: Ascom FHB
Foto: Card divulgação Ascom FHB.

O Colóquio Flica foi preparado com muito amor e as atividades seguem durante todo o dia, se estendendo até a noite, no auditório da Fundação Hansen Bahia (FHB), no município de Cachoeira e contam com convidados de peso.

No período da manhã, das 09h as 12h, o tema abordado será: Educação, Comunicação e Produção Cultural. 

Os palestrantes são: 

Continua após a publicidade
google.com, pub-9319522921342289, DIRECT, f08c47fec0942fa0

Ivan Siqueira que é Professor Titular no IHAC/UFBA; Mestre e Doutor em Letras USP; Graduado em Letras (Português e Inglês) - Unesp - Assis/SP; ex-membro do Conselho Nacional de Educação e Mercosul Educacional(2015-2022); professor Doutor na ECA/USP (2010-2022); professor visitante na Kyoto University of Foreign Studies (2014-2015); professor na Educação básica pública em São Paulo (2000-2010); área de pesquisa interdisciplinar: Educação, Artes, Tecnologias digitais, políticas públicas. 

Adriano Sampaio que é Professor Adjunto da FACOM/UFBA, bem como do Programa de Pós-Graduação em Cultura e Sociedade (Poscultura); Doutor e Mestre em Comunicação e Cultura Contemporâneas; Graduado em Comunicação Social – Relações Públicas pela Universidade do Estado da Bahia. 

Continua após a publicidade
google.com, pub-9319522921342289, DIRECT, f08c47fec0942fa0

A mediadora dessa mesa será Mirtes Santa Rosa, Publicitária, Especialista em Comunicação e Gerenciamento de Marcas. É uma das CEOs da empresa Umbu Comunicação & Cultura, idealizadora e host do Umbu Podcast e colunista do Portal Soteropreta. Atua na consultoria e gestão de projetos comunicacionais e culturais.  Já trabalhou em agências de comunicação, além de acumular vasta experiência na gestão pública. Foi produtora executiva do projeto Revista Laroyê. Na comunicação também se destaca como coordenadora para a campanha de financiamento coletivo do livro "Reflexões-Escritas de Mãe Valnizia Bianch". Atualmente atua como gestora de comunicação de projetos como o Oxe é Jazz, Literatur e gestora operacional da Flica 2023 e de novos projetos digitais da Salvador FM.

Já no período da tarde, das 15h às 18h, o tema será: diálogos Flica! E vejam o time feminino que vai discorrer sobre o assunto: 

Continua após a publicidade

Miriam Sumica, Pós-Doutora em Educação com ênfase na Formação de Leitores (UEFS); Doutora em Teoria da Literatura (UFRJ); Mestre em Literatura e Diversidade Cultural pela Universidade Estadual de Feira de Santana; Professora de Teoria da Literatura e Diretora da UNILAB (Campus dos Malês em São Francisco do Conde). 

Luciana Brito, Doutora em História Social pela USP; professora do Colegiado de História da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB).

Mediação será com Camilla França que é Jornalista e Mestre em Cultura e Sociedade (UFBA). Uma das CEOs da UMBU Cultura e Comunicação LTDA, empresa que produz o UMBU Podcast e Portal Umbu. Coordenadora de Projetos e Comunicação da Fábrica Cultural. Trabalha com consultoria e coordenação de comunicação e produção executiva de projetos culturais. Sua especialidade é o campo cultural (de vida e de estudo), onde mescla conhecimentos empíricos e acadêmicos na gestão e concepção de conteúdos culturais, como o Festival Literário Nacional (FLIN) e o Circuito Literário Nacional (Literatur). Também foi curadora e coordenadora da Flica 2022 e integrou a comissão curatorial de música do Salvador Capital Afro. Gestora de cultura do Bloco Alvorada, atuando junto aos núcleos de comunicação, gestão e produção. 

Também teremos atividades à noite, a partir das 19 horas, momento em que será lançado o livro de Ebomi Nice - “O Bailar das Borboletas”. Com mesa composta por: 

Vilson Caetano, Doutor em Ciências Sociais pela PUC-SP; Pós-Doutor em Antropologia pela UNESP; professor da Universidade Federal da Bahia onde atua nas Linhas de Pesquisa: Etnicidade, Raça e Diáspora Africana e Religião, Corpo e Saúde no Programa de Pós-Graduação em Antropologia. 

Mediação de Dyane Brito, Professora Associada III da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia; Diretora do Centro de Artes, Humanidades e Letras da UFRB; professora do Quadro Permanente do Mestrado em Política Social e Territórios (POSTERR/UFRB) e Professora Colaboradora do Mestrado Profissional em História da África, da Diáspora e dos Povos Indígenas. É Pós-Doutora em Sociologia pela USP. Doutora em Educação (UFBA), Mestre em Ciências Sociais (UFBA). Graduação também em Ciências Sociais pela Universidade Federal da Bahia (1998).