Saúde Saúde
Profissionais que vão atuar na Carretinha da Saúde embarcam para Bom Jesus
O atendimento aos pacientes inicia nesta segunda, dia 3, no município de Bom Jesus.
02/07/2023 16h10
Por: Fábio Costa Pinto Fonte: Secom Piauí
Foto: Reprodução/Secom Piauí

Os profissionais que vão atuar na Carretinha da Saúde, em Bom Jesus, embarcaram na manhã deste domingo, dia 2. O atendimento aos pacientes inicia nesta segunda, dia 3. Entre os serviços oferecidos pela Carretinha da Saúde estão os odontológicos e oftalmológicos. O veículo dispõe ainda de consultas e exames audiométricos, realizados por fonoaudiólogos. Os horários dos atendimentos são de 8h às 12h e de 14h às 18h.

A carretinha está estacionada na Praça da Catedral, no centro da cidade. No sábado, o serviço foi lançado oficialmente em Bom Jesus pelo governador Rafael Fonteles; o secretário de saúde Antonio Luiz, e os superintendentes Dirceu Campêlo e Leila Santos.

Serão atendidas crianças de 0 a 6 anos. As consultas são agendadas via município e devem beneficiar 267 pacientes até o dia 7 de julho só de Bom Jesus.

Para a região da Chapada das Mangabeiras, o serviço beneficiará 21 municípios com uma expectativa de mais de 5.700 crianças atendidas.

Continua após a publicidade
google.com, pub-9319522921342289, DIRECT, f08c47fec0942fa0

Isis Beatriz Costa, fonoaudióloga que vai atuar na carretinha, fala da importância do diagnóstico precoce de eventuais problemas auditivos.

“O serviço de triagem auditiva é importante para detectar problemas auditivos de forma precoce e evitar que eles interfiram no desenvolvimento da linguagem”, afirma.

Continua após a publicidade
google.com, pub-9319522921342289, DIRECT, f08c47fec0942fa0

A Carretinha da Saúde é uma das ações do Pacto Pelas Crianças, que tem por finalidade planejar e intermediar a implementação de políticas públicas transversais de cuidado com a Primeira Infância.

O investimento estimado no serviço para este ano chega a quase R$ 1 milhão, valor que deve dobrar em 2024. Todo o recurso é do Tesouro Estadual.

Continua após a publicidade
google.com, pub-9319522921342289, DIRECT, f08c47fec0942fa0

“Estamos iniciando um serviço de grande importância para a saúde, que vai mudar a vida de nossas crianças”, explica a superintendente de Atenção à Saúde e Municípios da Sesapi, Leila Santos.

Os municípios são responsáveis por mobilizar e deslocar as crianças até os locais de atendimento. Após o diagnóstico, dependendo de cada caso, a criança será encaminhada para exames mais específicos ou para o recebimento de óculos de grau.

“A saúde avança cada vez mais pelo interior do estado. Estamos descentralizando serviços e levando uma melhor qualidade de vida às pessoas, em especial às nossas crianças”, afirmou o secretário.

Ainda nesta semana, no dia 4, a segunda unidade da carretinha iniciará os atendimentos no município de Luís Correia, na região Norte do estado.