Sociedade Aplicativo inovador.
Jovem do interior da Bahia cria negócio milionário que já está em 160 cidades do Brasil.
Ele não sabia o que é Uber, ele não tinha como investir, mas ele tinha a empolgação de criar um aplicativo inovador.
14/06/2023 19h59
Por: Fábio Costa Pinto Fonte: Assessoria
Foto: Divulgação / Empresário Filipe Martins.

Um menino do interior da Bahia, que nunca tinha ouvido falar sobre Uber ou 99 Táxi, superou todas as expectativas quando criou um aplicativo milionário, que hoje alcança todo o Brasil e atende marcas como Drogasil, Subway e Pague Menos. 

Filipe Martins, hoje com 28 anos, veio de Brumado, onde não havia a tecnologia do delivery ou aplicativos de transporte. Sem oportunidades para criar o próprio negócio e trabalhando na oficina do pai para ajudar para a família, ele seguiu encantado com a ideia de usar a inovação para resolver um problema. 

Como achar profissionais que embarquem nesta?

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Foi então que, em 2016, o garoto ouviu falar sobre Uber e outros negócios, e teve o seu insight. Martins não desistiu, mesmo sem ter mão de obra ou suporte. Ele foi atrás de pessoas de vários locais do país e convenceu a todos, com os seus discursos impecáveis, a ajudarem no seu projeto: desenvolver um app de transporte de pessoas por moto e de delivery com taxas mais baixas para a marca e para o público. 

“Foi difícil encontrar programadores e convencê-los a embarcar no sonho, mas consegui encontrar um profissional em Vitória da Conquista, cidade próxima à Brumado”, afirma o hoje empresário, que fez questão de incluir muitos profissionais dos interiores nordestinos nos seus planos. “Quando valorizamos o que já está ao nosso redor, podemos encontrar grandes tesouros e um melhor caminho”, indica.

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O presencial sempre faz o digital acontecer: 

Após anos juntando cada centavo para investir na sua aspiração, Filipe conseguiu lançar o aplicativo Giross em 2018. Mas ele não imaginava que hoje estaria em mais de 160 cidades do Brasil, com grandes marcas parceiras, mais de 30 mil motoboys e com um faturamento de mais de R$ 6 milhões em 2022.

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Após criar o app, o trabalho de Martins se tornou explicar para as pessoas o que era o aplicativo. Para isso, foi necessário quebrar algumas barreiras — especialmente com os motoristas. “Aceitamos apenas profissionais com documento em dia e sem antecedentes criminais”, afirma. O empreendedor decidiu que ele mesmo conversaria com os motoristas, indo a lugares que sabia que os profissionais costumavam ficar. “Em cidade pequena, a cada esquina tem dois ou três motociclistas”, diz Martins, reforçando sobre os aproveitamentos que fez ao valorizar os arredores.

Continuar inovando até hoje foi a chave do sucesso:

A primeira versão foi lançada em setembro de 2018, oferecendo primeiramente o serviço de transporte de pessoas por motocicletas. Três meses depois que o aplicativo foi lançado, o ele já começou a expandir para cidades próximas. No meio de 2019, Martins decidiu também oferecer o serviço de delivery para empresas. Ele não sabia na época, mas a estratégia seria fundamental para que a empresa continuasse operando durante a pandemia do coronavírus. 

“Ninguém estava saindo de casa, então não tínhamos passageiros e a única esperança era o delivery. Focamos totalmente nas empresas”, diz Martins. “Muitas delas estavam desesperadas sem poder fazer entregas, e nós pudemos ajudar com a logística. Essa oportunidade nos fez crescer muito”, explica.

Para se manter em crescimento até os tempos atuais, Martins conta que segue gerando novidades: “Nós sempre buscamos inovar, principalmente no quesito de segurança, então passamos a incluir o seguro para as marcas e para os colaboradores, além de score para os motoboys e motogirls”, exclama.

O aplicativo Giross segue em expansão constante e o menino do interior se tornou referência no Brasil, sendo indicado em rankings de empreendedores em todo o país. “Foram os discursos empolgados e o networking que fui criando que me levaram longe”, conclui o sonhador.