Meio Ambiente Mês do Meio Ambiente
Semapi participa de mesa redonda sobre as Transversalidades e Oportunidades na Área Ambiental
Como parte da programação do Mês do Meio Ambiente, o governo do Acre, por meio da Secretaria do Meio Ambiente e das Políticas Indígenas (Semapi) pa...
07/06/2023 20h16
Por: Fábio Costa Pinto Fonte: Secom Acre
Foto: Reprodução/Secom Acre

Como parte da programação do Mês do Meio Ambiente, o governo do Acre, por meio da Secretaria do Meio Ambiente e das Políticas Indígenas (Semapi) participou nesta terça-feira, 6, da Mesa Redonda sobre as Transversalidades e Oportunidades na Área Ambiental. A palestra ocorreu no auditório da Uninorte e foi ministrada para alunos dos cursos de Gestão Ambiental, Direito e Psicologia.

Semapi ministrou palestra na Uninorte. Foto: Alexandre Cruz-Noronha/Semapi

O coordenador de Projetos Especiais da Semapi, Quelysson Lima, ministrou uma palestra sobre as políticas públicas ambientais em execução, as funções dos departamentos e falou das ações voltadas para a educação ambiental, preservação, conservação, gestão de áreas protegidas, recursos hídricos, desenvolvimento da bioeconomia, biodiversidade, comando e controle, políticas voltadas ao fortalecimento do diálogo com os povos indígenas e outros:

“Falamos sobre as nossas políticas desenvolvidas na Semapi nos departamentos, das atribuições, do que já executamos e o que estamos planejando, as ações na parte da silvicultura, sobre o Programa de Regularização Ambiental (PRA), o Cadastro de Regularização Ambiental (CAR), as unidades de conservação, entre muitas outras ações.”

Continua após a publicidade
google.com, pub-9319522921342289, DIRECT, f08c47fec0942fa0
Coordenador de Projetos Especiais da Semapi, Quelysson Lima, ministrou uma palestra sobre as políticas públicas ambientais em execução. Foto: Alexandre Cruz-Noronha/Semapi

O gestor enfatizou, ainda, as políticas voltadas aos produtos da sociobiodiversidade e como isso chega na ponta, para as populações beneficiadas.

“Pensamos no produtor, nos nossos extrativistas, ribeirinhos, indígenas. Todas as políticas são voltadas para melhorar a qualidade de vida e desenvolvimento humano das pessoas que habitam a floresta. Exemplificamos tudo o que fazemos para que esses serviços e tudo o que compete ao Estado, na parte de assistência a essas populações, chegue até as comunidades”, acrescentou.

Continua após a publicidade
google.com, pub-9319522921342289, DIRECT, f08c47fec0942fa0

Participaram, ainda, a presidente da Fundação de Tecnologia do Acre (Funtac), Iuçara Andrade, o pesquisador da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Elias Melo, e o diretor técnico ambiental do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), Sebastião Santos.

Palestra foi realizada no auditório da Uninorte e contou com a participação de acadêmicos de diversos cursos. Foto: Alexandre Cruz-Noronha