Foto: Divulgação Projeto Toninhas
A Baía da Babitonga é o único lugar no mundo onde existe uma população residente de toninhas, os menores golfinhos da América. São cerca de 70 animais que moram permanentemente no estuário do Norte catarinense, diferente das demais toninhas, que se deslocam constantemente pelas águas do litoral brasileiro.
Ameaçada de extinção, a espécie está incluída no Programa de Monitoramento de Cetáceos do Porto de São Francisco do Sul, localizado na Baía da Babitonga. O programa faz parte da Agenda Ambiental 2023, apresentada pelo Porto para iniciar as comemorações do Dia Mundial do Meio Ambiente, em 6 de junho.
O monitoramento das toninhas é feito pela empresa Acquaplan, contratada pela autoridade portuária para acompanhar e registrar as atividades da espécie dentro da Baía, como movimentação e reprodução, além de coordenar os projetos ambientais do Porto.
A Agenda Ambiental conta com 17 programas para proteção da natureza na Baía da Babitonga, santuário ecológico que é habitat de animais ameaçadas de extinção, como o mero, o boto-cinza e a própria toninha.
Além do controle das espécies marinhas no estuário, a Agenda Ambiental tem programas de monitoramento das águas, da qualidade do pescado e de resíduos sólidos, entre outros.
O documento de 19 páginas traz as diretrizes socioambientais, delineadas para conciliar o desenvolvimento e equilíbrio da biodiversidade.
Para o presidente do Porto, Cleverton Vieira, a Agenda representa o compromisso institucional com a sustentabilidade ambiental da região. “No cotidiano de suas operações, o Porto impõe um rigoroso cumprimento da legislação e das práticas ambientais”, garante, acrescentando que o objetivo da Agenda é levar à sociedade todas as informações sobre os procedimentos de preservação da natureza desenvolvidos e aplicados na atividade portuária.
::Confira aqui a Agenda Ambiental 2023 do Porto de São Francisco do Sul
Conheça a toninha:
Mergulhe com as toninhas
Quer ter uma experiência virtual de acompanhar as toninhas embaixo da água?
O Museu das Toninhas (UERJ) oferece essa oportunidade: Clique aqui e mergulhe com as toninhas.
(Com informações do Projeto Toninhas, de São Francisco do Sul – As imagens são da Universidade Estadual do Rio de Janeiro: que tem o Museu da Toninha e Projeto Maqua)