Meio Ambiente Vitória da Conquista
Palestras abordam importância da preservação da biodiversidade na Semana de Meio Ambiente
Durante toda esta sexta-feira (2), a Prefeitura de Vitória da Conquista realizou uma série de palestras abordando diferentes perspectivas sobre a i...
02/06/2023 19h00
Por: Fábio Costa Pinto Fonte: Prefeitura Mun. Vitória da Conquista - BA
Foto: Reprodução/Prefeitura Mun. Vitória da Conquista - BA

Durante toda esta sexta-feira (2), a Prefeitura de Vitória da Conquista realizou uma série de palestras abordando diferentes perspectivas sobre a importância da conservação da biodiversidade. A programação aconteceu no auditório do Planetário Prof. Everardo Públio de Castro e faz parte da Semana Municipal de Meio Ambiente, que neste ano trabalha o tema “Parque Lagoa das Bateias: um lugar para todos, reconstruindo a biodiversidade”.

Durante a tarde, a veterinária do Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas), Rosana Ladeia, ministrou a palestra “Tráfico de animais silvestres e o impacto na biodiversidade”. De acordo com ela, em 23 anos de funcionamento, o Cetas já recebeu mais de 70 mil animais silvestres retirados na natureza por conta do tráfico, prática que impacta muito a biodiversidade e o equilíbrio da natureza.

Continua após a publicidade
google.com, pub-9319522921342289, DIRECT, f08c47fec0942fa0

“Animais silvestres são dispersores de sementes, controlam ecossistemas, toda uma cadeia alimentar, um animal depende do outro”, explicou. “As pessoas precisam se conscientizar de que cada animal tem o seu lugar na natureza, na floresta, nos mares, e isso precisa ser respeitado. Sem falar nas zoonoses, porque os animais silvestres trazem doenças para a nossa casa. Então, é preciso que as pessoas se conscientizem, se eduquem e não comprem animal silvestre”, completou.

Rosana
Beatriz e Josianny

As estudantes de Engenharia Ambiental do Ifba, Beatriz Menezes e Josianny Rocha, assistiram à apresentação e falaram sobre a importância de se debater o tema. “Os animais silvestres têm que ser livres, têm que ser soltos e não podem ficar presos em gaiolas, essas coisas. Então, é bem importante as pessoas saberem, escutarem palestras e estudos sobre essa área de biodiversidade, porque faz parte da nossa vida”, disse Josianny.

Continua após a publicidade
google.com, pub-9319522921342289, DIRECT, f08c47fec0942fa0

Para Beatriz, toda a sociedade tem responsabilidade com a preservação do meio ambiente. “Porque não é só sobre nós, mas sim sobre as próximas pessoas que virão. E a gente precisa voltar nossos olhos para o próximo, e não apenas sobre nossa época e nossa era, mas sim sobre aqueles que irão vir, e preservar para que todos venham a viver em harmonia com natureza. Porque ela é um recurso finito, a gente não pode desgastar, desgastar e desgastar, achando que sempre vai ter aquilo ali. Então, à medida que a gente tira, a gente precisa retornar também pra natureza, porque a gente precisa conviver com ela, e não apenas acabar com ela”, opinou.

Ao longo do dia, as palestras tiveram a colaboração de profissionais e acadêmicos da Secretaria Municipal de Meio Ambiente; da Secretaria Nacional de Biodiversidade, Florestas e Direitos Animais; do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade; do Ifba; e da Uesb.

Continua após a publicidade