Meio Ambiente Bahia
Dia Mundial da Água: Semma promove ação educativa no Poço Escuro e destaca trabalho recuperação do Rio Verruga
No Dia Mundial da Água, estudantes da Escola Municipal Ita Davi de Castro tiveram a oportunidade de conhecer a principal nascente do Rio Verruga, n...
22/03/2022 18h35
Por: Fábio Costa Pinto Fonte: Prefeitura Mun. Vitória da Conquista - BA

No Dia Mundial da Água, estudantes da Escola Municipal Ita Davi de Castro tiveram a oportunidade de conhecer a principal nascente do Rio Verruga, na Reserva Florestal do Poço Escuro. Na tarde desta terça-feira (22), a turma do 3º ano do Ensino Fundamental I da escola participou de uma programação lúdica e educativa com o intuito de demonstrar a importância da preservação da água para o meio ambiente e a vida humana. A iniciativa foi promovida pelo Módulo de Educação Ambiental da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma).

Técnicas do órgão, Scheyla Esteves e Lucineia Freire conduziram a atividade, que contou com a participação de 32 crianças. “A gente queria uma proposta diferente de aproximar as crianças do patrimônio ambiental que tem na cidade”, explicou Scheyla. “A gente queria trazer as crianças pra mais perto, pra tentar essa mobilização maior das crianças, para que elas vejam, cuidem e conheçam. Por que como vai cuidar de uma coisa que não conhece?”, completou.

Para a professora Carla Ribeiro Sousa, a atividade veio ao encontro ao planejamento trabalhado com as crianças na Escola Ita Davi de Castro. “Porque eles têm a oportunidade de ver, na prática, aquilo que a gente está trabalhando na teoria. Não fica só no ambiente da sala de aula, eles têm a oportunidade de vir conhecer, é uma oportunidade também de conhecer essa reserva da nossa cidade, é um lugar ímpar, tão importante pra nossa cidade”, disse.


Recuperação do Rio Verruga

No Dia Mundial da Água, a secretária gestora da Semma, Ana Cláudia Passos, também lembrou as ações que a Prefeitura vem desempenhando nos últimos quatro anos para a recuperação do Rio Verruga. Uma delas é a criação do Parque Ambiental, com a proposta de preservar o ecossistema natural de relevância ecológica para o município.

Continua após a publicidade

“Realizamos projetos para recuperação das nascentes, um desses projetos é junto com o FNMA [Fundo Nacional de Meio Ambiente], fazendo plantio e cercamento das nascentes do Rio Verruga. Seis dessas nascentes estão na Lagoa do Jurema, onde nós já fizemos todo o cercamento e estamos fazendo o plantio de mudas nativas, e o objetivo mesmo é recuperar e preservar”, contou Ana Cláudia.

Ainda de acordo com a secretária, de 2019 para cá, já foram retiradas 100 toneladas de resíduos sólidos e lixo doméstico da área da lagoa. Além de fazer serviços de manutenção e limpeza, a Semma também tem trabalhado com a fiscalização, conscientização e educação ambiental no entorno.

Continua após a publicidade