Foto: Divulgação / Prefeitura de Joinville
Graças ao trabalho e apoio técnico da Secretaria de Estado da Assistência Social, Mulher e Família, o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) registrou um recorde histórico de compras no mês de maio somando quase R$ 290 mil em produtos adquiridos de agricultores familiares para 16 municípios do estado. Além de um incentivo para a economia local, os bons índices garantem segurança alimentar para os catarinenses que frequentam entidades da rede socioassistencial.
A compra contempla produtos como legumes e verduras, panificações, polpas de frutas, entre outros, dependendo da necessidade do município e da oferta dos alimentos por parte dos agricultores.
A coordenadora estadual de Segurança Alimentar e Nutricional, Juliana Rocha Pires, explica que apesar do programa ser federal, os municípios recebem assessoria quase que diariamente para conseguirem utilizar o recurso. “ Fazemos todo esse atendimento e muitas vezes até ajudamos a buscar outros agricultores para fornecerem. Em maio, adquirimos alimentos no total de R$ 283.802,88 comprados diretamente do agricultor familiar. A compra desse mês foi muito mais elevada que em meses anteriores e esses alimentos de qualidade estão indo para entidades que fazem atendimento de Assistência Social como Cras, abrigos para mulheres vítimas de violência ou pessoas em situação de rua”, esclarece.
Florianópolis é uma das cidades contempladas no PAA. A nutricionista Camila Renata Costa explica que no município o programa traz muitos benefícios, inclusive uma economia aos cofres públicos. “ Hoje conseguimos atingir todas as casas de acolhimento e centros de convivência da prefeitura proporcionando uma alimentação saudável e diversificada. Estamos com uma verba muito expressiva para o PAA e comprando diversos produtos para oferecer para toda a rede”, comenta.
Além da capital, outros municípios catarinenses beneficiados com recursos do programa são: Água Doce, Balneário Barra do Sul, Balneário Camboriú, Balneário Gaivota, Canelinha, Cerro Negro, Chapecó, Entre Rios, Ipuaçu, Itajaí, Joinville, Jupiá, Lebon Régis, Maravilha e Paial.
Texto: Helena Marquardt
Assessoria de Imprensa
Secretaria de Estado da Assistência Social, Mulher e Família
(48) 3664-0908