Desenvolvimento Social Desenvolvimento Soci
Santa Catarina registra recorde de compras no Programa de Aquisição de Alimentos em maio
Foto: Divulgação / Prefeitura de JoinvilleGraças ao trabalho e apoio técnico da Secretaria de Estado da Assistência Social, Mulher e Família, o Pro...
31/05/2023 18h06
Por: Fábio Costa Pinto Fonte: Secom SC
Foto: Reprodução/Secom SC

Foto: Divulgação / Prefeitura de Joinville

Graças ao trabalho e apoio técnico da Secretaria de Estado da Assistência Social, Mulher e Família, o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) registrou um recorde histórico de compras no mês de maio somando quase R$ 290 mil em produtos adquiridos de agricultores familiares para 16 municípios do estado. Além de um incentivo para a economia local, os bons índices garantem segurança alimentar para os catarinenses que frequentam entidades da rede socioassistencial.

A compra contempla produtos como legumes e verduras, panificações, polpas de frutas, entre outros, dependendo da necessidade do município e da oferta dos alimentos por parte dos agricultores.

A coordenadora estadual de Segurança Alimentar e Nutricional, Juliana Rocha Pires, explica que apesar do programa ser federal, os municípios recebem assessoria quase que diariamente para conseguirem utilizar o recurso. “ Fazemos todo esse atendimento e muitas vezes até ajudamos a buscar outros agricultores para fornecerem.  Em maio, adquirimos alimentos no total de R$ 283.802,88 comprados diretamente do agricultor familiar. A compra desse mês foi muito mais elevada que em meses anteriores e esses alimentos de qualidade estão indo para entidades que fazem atendimento de Assistência Social como Cras, abrigos para mulheres vítimas de violência ou pessoas em situação de rua”, esclarece.

Continua após a publicidade
google.com, pub-9319522921342289, DIRECT, f08c47fec0942fa0

Florianópolis é uma das cidades contempladas no PAA.  A nutricionista Camila Renata Costa explica que no município o programa traz muitos benefícios, inclusive uma economia aos cofres públicos. “ Hoje conseguimos atingir todas as casas de acolhimento e centros de convivência da prefeitura proporcionando uma alimentação saudável e diversificada. Estamos com uma verba muito expressiva para o PAA e comprando diversos produtos para oferecer para toda a rede”, comenta.

Além da capital, outros municípios catarinenses beneficiados com recursos do programa são: Água Doce, Balneário Barra do Sul, Balneário Camboriú, Balneário Gaivota, Canelinha, Cerro Negro, Chapecó, Entre Rios, Ipuaçu, Itajaí, Joinville, Jupiá, Lebon Régis, Maravilha e Paial.

Continua após a publicidade
google.com, pub-9319522921342289, DIRECT, f08c47fec0942fa0

Texto: Helena Marquardt
Assessoria de Imprensa
Secretaria de Estado da Assistência Social, Mulher e Família
(48) 3664-0908