Ação Social Vitória da Conquista
Experiência de Vitória da Conquista é destaque em encontro promovido pelo Ministério da Saúde
O evento aconteceu de forma online e foi transmitido pelo YoutubeO secretário municipal de Desenvolvimento Social, Michael Farias, participou nesta...
31/05/2023 17h36
Por: Fábio Costa Pinto Fonte: Prefeitura Mun. Vitória da Conquista - BA
Foto: Reprodução/Prefeitura Mun. Vitória da Conquista - BA
O evento aconteceu de forma online e foi transmitido pelo Youtube

O secretário municipal de Desenvolvimento Social, Michael Farias, participou nesta terça-feira (30), do Webinário de Cuidado e Proteção da Integridade Sexual da Criança e do Adolescente, organizado pela Secretaria de Vigilância em Saúde e Ambiente (SVSA), do Ministério da Saúde. O encontro teve como objetivo abordar as temáticas de vigilância à saúde, atenção e cuidado, e integração da rede de enfrentamento da violência sexual contra crianças e adolescentes.

O evento on-line foi destinado a gestores, técnicos, pesquisadores, estudantes e demais membros da sociedade civil. A programação contou com quatro palestras relacionadas às práticas, estratégias e articulações para a proteção de crianças e adolescentes vítimas de violência. Em seguida, dois municípios apresentaram suas experiências no que diz respeito às articulações para a proteção de crianças e adolescentes. As experiências de destaque no evento foram a de Sobral, no Ceará, e a de Vitória da Conquista, com a implementação do Complexo de Escuta Protegida.

O secretário detalhou a trajetória de Vitória da Conquista na concretização da Lei da Escuta Protegida, destacando os investimentos feitos pelo município e o papel decisivo dos órgãos municipais na construção de uma nova lógica de atendimento integrado de crianças e adolescentes vítimas ou testemunhas de violência.

Continua após a publicidade
google.com, pub-9319522921342289, DIRECT, f08c47fec0942fa0

“A Lei de Escuta Protegida e a criação do complexo propõe uma nova lógica para pensarmos a garantia de direitos das crianças e adolescentes. Obviamente foi um processo muito desafiador, mas ele permitiu a criação de ações concretas para fazer o enfrentamento às violações de direitos humanos”, afirmou o secretário.

 

Continua após a publicidade
google.com, pub-9319522921342289, DIRECT, f08c47fec0942fa0