Ação Social Bahia
Prefeitura prevê oferta de atividades culturais para população em situação de rua
Equipes da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Semdes) e da Secretaria Municipal de Cultura, Turismo, Esporte e Lazer (Sectel) discutir...
26/05/2023 17h05
Por: Fábio Costa Pinto Fonte: Prefeitura Mun. Vitória da Conquista - BA
Foto: Reprodução/Prefeitura Mun. Vitória da Conquista - BA

Equipes da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Semdes) e da Secretaria Municipal de Cultura, Turismo, Esporte e Lazer (Sectel) discutiram detalhes finais de um projeto que ofertará atividades culturais destinadas à população em situação de rua. A reunião também contou com a participação de Elaine Melo, representante do Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS), órgão responsável por monitorar e avaliar as ações no campo da Assistência Social, em âmbito local.

O projeto intitulado Cultura Pop Rua, que vem sendo estruturado nos últimos seis meses, tem como objetivo garantir o acesso ao esporte, cultura e lazer, por meio da oferta de atividades e serviços contínuos para pessoas em situação de rua. Entre as atividades previstas no projeto estão torneios de futebol, dominó, xadrez, além de exibição de filmes, apresentações culturais e empréstimo de livros pela biblioteca móvel.

Os secretários de Desenvolvimento Social, Michael Farias, e o secretário de Cultura, Turismo, Esporte e Lazer, Xangai, debateram a implementação do projeto e o início das atividades. “A população em situação de rua tem mais dificuldade para inserção em alguns espaços, por conta do preconceito e de questões externas ao qual esse público está exposto. O projeto é uma forma de nos conectarmos a essas pessoas e buscarmos uma forma de assistir essa população.”, afirmou o secretário Michael Farias.

Continua após a publicidade
google.com, pub-9319522921342289, DIRECT, f08c47fec0942fa0

O projeto Pop Rua tem lançamento previsto para junho. O secretário de Cultura disse que as atividades desenvolvidas serão uma forma de possibilitar cidadania e dignidade à população em situação de rua, democratizando o acesso aos espaços públicos. “Precisamos proporcionar as condições para que essas pessoas sejam vistas, para que possam sair da marginalidade e se desenvolver”, afirmou Xangai.