A Secretaria da Educação (Seduc) promoveu, por meio da Coordenadoria de Inclusão Educacional, formação continuada para os 160 cuidadores que atuam nas unidades de ensino da Rede Pública Municipal de Camaçari onde há estudantes com deficiência. O encontro formativo aconteceu no Teatro Alberto Martins e teve como tema central o autismo, concentrando orientações sobre como lidar e cuidar, política pública para oferta do cuidador na rede municipal e sobre o neurodesenvolvimento no contexto da educação especial.
A secretária da Educação, Neurilene Martins, destacou que a ação, realizada na quarta-feira (24/5), integra um movimento vivenciado por toda a rede no sentido de ofertar educação equitativa. “Para além das medidas administrativas tomadas pela Prefeitura de Camaçari – pois temos a honra de ser a gestão que criou a função de cuidador educacional no âmbito municipal –, também realizamos formações contínuas para qualificar esse atendimento cada vez mais, assegurando o direito e o desenvolvimento dos estudantes. O aprendizado é constante”, afirmou a gestora.
Para a coordenadora de Inclusão Educacional da Seduc, professora Fátima Cardoso, as formações, aliada à experiência prática, asseguram o aprimoramento na atuação dos cuidadores educacionais. “Para nós é muito importante e satisfatório observarmos que o trabalho desses profissionais está avançando, progredindo, à medida que eles vão adquirindo um maior domínio das suas práticas cotidianas. Essa evolução progressiva vai sendo descortinada a partir das formações. A principal repercussão desses encontros é a melhoria na qualidade da prestação de serviço”, avaliou.
A fonoaudióloga Daniela Lima, que atua no Centro de Referência à Inclusão Escolar (Crie), salientou que uma parte considerável dos estudantes atendidos pelos cuidadores educacionais e acompanhados pelo Crie são autistas, e formações com essa temática são importantes para toda a rede. “Nesses encontros, temos a oportunidade de dialogar sobre esse assunto, elucidar questões referentes ao diagnóstico, ao cuidado e, sobretudo, trazer orientações para a implementação de práticas inclusivas na sala de aula, no sentido de favorecer o desenvolvimento da criança e fortalecer o trabalho do cuidador”, explicou.
O cuidador educacional Josemar dos Santos, que atua na Escola Professora Ilda Leal Ulm da Silva – no Centro de Atenção Integrada à Criança e ao Adolescente (Caic), aprovou a iniciativa. “São aprendizados úteis sobre o autismo, conhecimentos que vou aplicar no meu trabalho e também na minha vida fora da escola”, declarou. A cuidadora Roberleide da Silva, da Escola Municipal Parque Verde, expressou opinião semelhante sobre a relevância da formação continuada. “É importante para adquirir novos conhecimentos sobre o autismo e também para trocar experiências com os nossos colegas. Tudo isso contribui para que exerçamos nossa função cada vez melhor”, opinou.