O secretário Municipal de Desenvolvimento Social, Michael Farias, e a equipe da Semdes participaram, nesta quarta-feira, 24, de uma reunião com representantes da Polícia Militar, da Delegacia de Atendimento à Mulher (Deam), do Conselho Municipal da Mulher e da Vara de Violência Doméstica de Vitória da Conquista. O encontro teve como objetivo discutir medidas para aperfeiçoar e fortalecer a Rede de Proteção às Mulheres.
Durante o encontro foi debatida a criação de um grupo de trabalho que possa fazer um diagnóstico da situação atual da rede de proteção. O secretário de Desenvolvimento Social apresentou a experiência e a metodologia adotadas na implementação do protocolo de atendimento integrado utilizado no Complexo de Escuta Protegida, para que esse possa nortear as futuras ações do grupo. “O grupo que será criado deverá ouvir cada um dos órgãos que atuam na rede de proteção às mulheres e entender as demandas que eles trazem para unificar o atendimento a essas vítimas”, explicou Michael.
Após o grupo de trabalho estabelecer um diagnóstico da situação poderão ser pensadas novas medidas para o fortalecimento da rede, como um plano de trabalho e um fluxo de atendimento para aperfeiçoar as rotinas. O juiz da Vara de Violência Doméstica de Vitória da Conquista, Dr. Álerson Mendonça esteve presente no encontro. “A escuta individualizada de cada um dos órgãos vai garantir mais aprofundamento e um resultado final mais consistente, que possibilitará um diagnóstico mais detalhado”, disse.
Também estiveram presentes na reunião, membros das coordenações que integram a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social. Entre eles, a Coordenação de Planejamento e Vigilância Socioassistencial, a Coordenação de Proteção Social Especial e a Coordenação do Complexo de Escuta Protegida.