Meio Ambiente Bahia
Em um mês de funcionamento, Centro de Apoio à Saúde Animal já realizou mais de 400 atendimentos
O Centro de Apoio à Saúde Animal (Casa) está completando um ano de funcionamento nesta quarta-feira (17). Implementado pela Prefeitura de Vitória d...
17/05/2023 18h46
Por: Fábio Costa Pinto Fonte: Prefeitura Mun. Vitória da Conquista - BA
Foto: Reprodução/Prefeitura Mun. Vitória da Conquista - BA

O Centro de Apoio à Saúde Animal (Casa) está completando um ano de funcionamento nesta quarta-feira (17). Implementado pela Prefeitura de Vitória da Conquista e vinculado à Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma), esse é o primeiro equipamento público municipal da Bahia dedicado a cuidar gratuitamente da saúde de animais de rua ou que vivam com pessoas de baixa renda.

Em seu primeiro mês de funcionamento, o Casa já realizou 408 atendimentos: 310 cães, 90 gatos e oito cavalos. Isso inclui 10 cirurgias de emergência e 38 internamentos. Na última semana, o órgão também passou a fornecer o serviço de castração. Os atendimentos são realizados de segunda a sexta-feira, em período diurno.

Continua após a publicidade
google.com, pub-9319522921342289, DIRECT, f08c47fec0942fa0

Um dos pacientes do Casa nesta tarde foi o Black, cachorro de estimação de Jaqueline Lima Brito. A tutora avaliou o serviço: “É de total importância, porque você consegue atendimento de qualidade. Não tive dificuldade em agendar, é um local próximo e de fácil acesso, e um serviço super importante para a população”, disse. “Achei muito eficiente. [Conquista] tava precisando realmente de um hospital veterinário que servisse à população, e tá atendendo às expectativas”, completou.

Jaqueline e Black

De acordo com a gestora da Semma, Ana Cláudia Passos, a missão de ajudar os animais tem sido emocionante. “Estamos muito felizes, porque está sendo melhor do que a gente imaginava. Graças a Deus, a gente tá conseguindo salvar e dar apoio a muitos animais, dar apoio a muitos tutores que não têm condição de levá-los para as clínicas. Então esse é o nosso foco: atender pessoas de baixa renda comprovada, que não têm recursos para ir a uma clínica veterinária”, afirmou.

Continua após a publicidade
google.com, pub-9319522921342289, DIRECT, f08c47fec0942fa0

A secretária explicou que, para ter direito ao atendimento do animal, a pessoa precisa atestar renda de até meio salário mínimo por membro familiar. Para isso, é preciso apresentar comprovante de renda, a exemplo de CadÚnico, ou registro em outro benefício social; além de original e cópia de RG, CPF e NIS.

Seleção de protetores – Nesta quinta-feira (18), o Casa inicia o cadastro de protetores de animais, ou seja, das pessoas que resgatam animais de rua e prestam assistência para a sua recuperação. Para isso, eles devem se dirigir ao órgão para preencher uma ficha e apresentar original e cópia do RG, CPF e comprovante de residência. Os cadastros irão facilitar o atendimento dos animais resgatados pelos protetores.

Continua após a publicidade

O Casa está localizado na Avenida Brumado, nº 737.