O cabo da Polícia Militar de Santa Catarina, Raony Osório, está atualmente participando de uma missão de extrema importância para a Polícia das Nações Unidas, na Somália. O cabo foi selecionado para desempenhar um papel fundamental nesta missão com tempo de permanência renovado até maio de 2024.
Os policiais designados apoiam o governo local na implementação do Sistema Federado de Polícia. Ou seja, para a missão, são escolhidos policiais especialistas de todo o mundo em áreas de gestão, coordenação, projetos e outras áreas.
No final do ano de 2021, Raony foi selecionado por meio de um edital divulgado pelo Exército Brasileiro, sendo selecionado entre 50 policiais de todo o mundo, após um processo de análise de currículo, perfil e entrevista. Além disso, o cabo estava habilitado também pelo Exército Brasileiro, tendo feito o Estágio Preparatório para Missões de Paz em 2021 no Rio de Janeiro e aprovado nas provas de habilitação da Organização das Nações Unidas (ONU), que são inglês, direção, tiro e informática.
Atuando como especialista policiais, junto com outros 15 policiais de diversas nacionalidades, o cabo presta consultoria a um dos Estados Federados (Galmudug) na profissionalização dos serviços policiais.
Atualmente trabalhando na Capital da Somália, Mogadíscio, o cabo Raony Osório auxilia na elaboração de POP’s, planejamento estratégico, termos de referência e coordenação com outras agências da ONU que apoiam e implementam projetos para as polícias. Atua também em outras funções do componente policial da ONU, em missões como comunicação, planejamento interno, orçamento e preparação de workshops.