Cultura Casa da Mãe lança
“Festival Stella de Vatapá”com oito tipos diferentes da iguaria - E ainda tem show.
“O que se Come e o que se Fala” de Roberto Mendes.
15/05/2023 23h45
Por: Fábio Costa Pinto Fonte: Assessoria de Imprensa – Doris Pinheiro.
Foto: Divulgação / Assessoria

Para celebrar os 17 anos da Casa da Mãe a cantora, compositora, empresária e chef de cozinha Stella Maris criou e lança 17 de maio, a partir das 19h, o “Festival Stella de Vatapá”, uma parceria com a marca de Cerveja Stella Artois. E será um festival mesmo porque o público será convidado a viver uma experiência sensorial de prazer por meio de oito variações deste ser um dos pratos mais emblemáticos da culinária baiana. Para tanto serão oferecidos vatapá de Fruta Pão, Banana da Terra, Farinha de Mandioca, Inhame, Fubá, Banana Verde, Batata Doce e Pão. E ainda tem mais… o acompanhamento pode ser escolhido entre maturi, siri ou carne de fumeiro. 

Indicada três anos seguidos pela Veja Salvador, a cozinha da Casa da Mãe, comandada pela chef Stella Maris, é especializada em comida do Recôncavo. Stella, que já fez uma turnê gastronômica pela Itália e pela Suíça levando a culinária e a música baianas, se apaixonou por cozinha quando era criança.

 A imagem que não sai da cabeça dela em relação a isso é a das quituteiras vestidas de muito alvo, vendendo moquequinhas, vatapá, peixe frito e mariscada em bacias de alumínio bem ariadas nas praias de Itapema, Cabuçu e Bom Jesus. As delícias eram servidas em vasilhas de margarina. Os sabores, cheiros, temperos, jeitos destas mulheres influenciaram ela para a vida toda. 

Continua após a publicidade
google.com, pub-9319522921342289, DIRECT, f08c47fec0942fa0

Em casa, onde na prática a paixão começou a se concretizar, ela começou a cozinhar aos 10 anos, orientada pela mãe e pela avó. Como a mãe trabalhava e viajava com frequência, ela ficou responsável por fazer a comida da casa, na volta da escola. “Eu sempre fui curiosa e ficava buscando os sabores escondidos nos pratos”, diz ela, que é filha caçula de três filhos e nas férias de verão, quando a família se mudava para a praia, saia para pescar siri e peixe, e preparava para a família.  

O pai adorava o filé, o lombo, a maniçoba e o sarapatel que a menina fazia e aos 12 anos, Stella lembra, o primeiro prato que deu um orgulho danado de fazer: uma lasanha de camarão com molho rose... “Mas os sabores daquelas bacias foi o que ficou de mais forte em mim”, diz. E estes sabores estão eternizados nos pratos da Casa da Mãe e no “Festival Stella de Vatapá”. 

Continua após a publicidade
google.com, pub-9319522921342289, DIRECT, f08c47fec0942fa0

O que se Come e o que se Fala.

Na noite de lançamento do “Festival Stella de Vatapá” sobe ao palco da Casa da Mãe Roberto Mendes com seu show “O que se Come e o que se Fala”. A partir das 21h ele faz show emendado com bate-papo, mostra a melhor e mais fiel tradução do Recôncavo baiano. “A Casa da Mãe está se tornando o ponto de encontro de pessoas que querem fazer arte, fazer música, e conversar. Uma boa comida e uma boa canção resolvem a alma de todos nós lá”, revela o artista santamarense, conterrâneo de Stella. 

Continua após a publicidade
google.com, pub-9319522921342289, DIRECT, f08c47fec0942fa0

No show bate-papo de Roberto Mendes, “O que se Come e o que se Fala”, vai ter muito canto, com chulas, cabulas e xaréus, muita comida, e também muito falar de língua regional. “O que se come e o que se fala esse é binômio de formação do comportamento de um povo.  Acho que toda cidade vive disso, do que se come e do que se fala. É só observar esses dois temperos da língua e da culinária”, filosofa o artista que revela que vai estar feliz da vida lá!

Confira agora a programação da semana da Casa da Mãe. 

15.05 — Mãeana e Bem Gil com o show J.G.

16.05 — Coletivo Samba Jazz.

17.05 — Lançamento do “Festival Stella de Vatapá”, com o show “O que se come, o que se fala”, de Roberto Mendes. Convidados especiais Stella Maris e Nizaldo Costa

18.05 — Projeto Quinta Delas — Márcia Short.

19.05 — Com que Roupa Samba Club — Com Edu Alves, Du Marques e Lasinho do Banjo.

20.05 — Jam Delas — banda de jazz formada só por mulheres — Daniela Nátali, Lorena Martins, Kamile Levek, Berta Pitanga, Tamires Estrela, Larissa Braga, Rosa Denise e Vanessa Melo.

21.05 — Pagode de Velho.

22.05 — Mãeana e Bem Gil com o show J.G.

23.05 — Coletivo Samba Jazz.

24.05 — Roberto Mendes com o show “O que se come, o que se fala”. Convidados especiais Stella Maris e Nizaldo Costa.

25.05 — Projeto Quinta Delas — Cláudia Cunha

26.05 — Mesa de Samba Autoral com Pedrão Abib

27.05 — Stella Maris e Alex Mesquita

28.05 — Samba de Pretas

29.05 — Mãeana e Bem Gil com o show J.G.

30.05 — Sarau Casa da Mãe, comandado por Stella Maris e Gil Vicente Tavares e com muitos convidados.

Programação sujeita a alterações e atualizada diariamente no Instagram @casadamaeoficial, onde é possível consultar o preço do couvert de cada show. 

A abertura da Casa da Mãe, que fica na Rua Guedes Cabral, 81, no Rio Vermelho, é às 19h. É prudente realizar reserva pelo telefone 71 99926-2101.