Saúde Piauí
Cerest e Sintetro reafirmam parceria para ações de saúde do trabalhador rodoviário
A Divisa/Cerest está preparando uma programação com orientações e fiscalizações nos ambientes de trabalho da categoria.
10/05/2023 09h25
Por: Fábio Costa Pinto Fonte: Secom Piauí
Foto: Reprodução/Secom Piauí

Gestoras da Diretoria de Vigilância Sanitária do Estad0 (Divisa) e do Centro Estadual de Referência em Saúde do Trabalhador do Piauí (Cerest) reuniram-se, nessa terça-feira (9), com representantes do Sindicato dos Trabalhadores em Empresas de Transportes Rodoviários no Estado do Piauí (Sintetro). O Cerest é vinculado à Diretoria de Vigilância Sanitária do Estado (Divisa).

O encontro foi uma solicitação do Sintetro, no intuito de dar continuidade e atuação mais efetiva desse sindicato, junto ao Cerest Piauí na realização de ações e atendimentos destinados à saúde dos trabalhadores.

Participaram da reunião, a diretora da Divisa, Tatiana Chaves; a coordenadora de Saúde do Trabalhador, Iolanda Soares; a coordenadora de Condições de Ambientes de Trabalho, Vera Regina; a psicóloga e Fiscal de Saúde do Trabalhador, Aline Bitu; o secretário jurídico do Sintetro, Antônio Ferreira de Sousa; o secretário de Medicina e Acidente do Trabalho, Evaldo Vieira de Melo; o secretário de Previdência Social, Denis Pereira da Silva, e o advogado Samuel Maycon Moura de Brito Silva.

A Divisa/Cerest está preparando uma programação com orientações e fiscalizações nos ambientes de trabalho da categoria dos profissionais dos transportes rodoviários.

Continua após a publicidade
google.com, pub-9319522921342289, DIRECT, f08c47fec0942fa0

Além disso, serão realizadas estações de saúde com os trabalhadores, com objetivo de identificar, por meio de avaliações com testes rápidos e questionário disponibilizado pelo Cerest Piauí, às condições de saúde do trabalhador. “Esses instrumentos irão permitir que a gente tenha uma avaliação das condições de saúde individuais do trabalhador e, com isso, traçar o perfil de adoecimento dessa classe”, afirmou a diretora da Divisa, Tatiana Chaves.

Ainda na programação prevista para essa categoria, a Divisa/Cerest vai organizar rodas de conversas, oficinas e palestras sobre diversas temáticas da área de saúde do trabalhador. “O Cerest vai orientar os trabalhadores sobre ações preventivas para a redução de riscos e agravos e acidentes de trabalho”, completou a diretora.

Continua após a publicidade
google.com, pub-9319522921342289, DIRECT, f08c47fec0942fa0

Toda a programação será realizada nos meses de junho, julho e agosto, no auditório do Sindicato dos Trabalhadores em Empresas de Transportes Rodoviários no Estado do Piauí (Sintetro).