Iniciativa pioneira na capital baiana, o Parlamento Jovem, idealizado pela Escola do Legislativo da Câmara Municipal de Salvador, irá promover sua primeira edição na sede do legislativo municipal entre as datas 29 de maio a 2 de junho deste ano.
O objetivo é promover a formação de jovens líderes comprometidos com a construção de uma sociedade mais justa e democrática. As inscrições seguem até dia 12 de maio.
A primeira edição do Parlamento Jovem Salvador contará com a participação de 43 jovens de diversas regiões de Salvador, selecionados por meio de um processo seletivo que envolve escolas públicas e privadas. Durante o programa, os jovens terão a oportunidade de conhecer como funciona o cotidiano da Câmara Municipal de Salvador, aprender sobre o processo legislativo e elaborar projetos de lei sobre temas que impactam a população.
Sob a direção da vereadora Marta Rodrigues, a Escola do Legislativo da Câmara Municipal de Salvador convida toda a população de Salvador para acompanhar o projeto, que visa estimular o protagonismo juvenil e promover o debate sobre questões de interesse público entre os jovens soteropolitanos.
“A participação ativa da juventude na política e o conhecimento acerca dos trâmites e da responsabilidades do legislativo municipal, são fundamentais não só para o fortalecimento da democracia, mas para melhorar a qualidade de vida de toda a população, afinal tudo passa pelo município, pela cidade onde moramos. É no cotidiano da vida na cidade que somos diretamente afetados pelas decisões da gestão municipal e do legislativo”, afirma Marta Rodrigues.
A vereadora reforça, ainda, a importância da participação popular nos debates e na discussão sobre o orçamento público para melhor execução das ações e para qualificar as políticas públicas. “São missões que permeiam a Escola do Legislativo e o Parlamento Jovem tem esse compromisso, pois ele é essencial para a democracia. Com os jovens tendo esse entendimento, e também sendo inclusos, podemos pensar num futuro melhor para todos nós”, declara.
“Esta é uma atividade que vai além da experiência prática que estes jovens vão ter dentro da Câmara Municipal de Salvador, porque estes alunos vão levar aos colegas e à comunidade acadêmica o resultado desta prática e a importância de estar atento e de participar das atividades relativas ao legislativo municipal. Esta é uma forma da Câmara Municipal estar presente na vida das pessoas”, ressaltou o presidente da Câmara, Carlos Muniz.