Nesta terça (9) e quarta-feira (10), em Salvador, acontece a Reunião Descentralizada e Ampliada do Conselho Nacional de Assistência Social (CNAS). O evento, apoiado pelo Governo do Estado através da Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social da Bahia (Seades), discutirá, dentre outros temas, a realização da Conferência Nacional de Assistência Social, prevista para o mês de dezembro.
A reunião do CNAS será realizada no Hotel Novotel, localizado no bairro do Rio Vermelho, das 8h às 17h30. A intenção é tornar público e transparente o conjunto de ações do colegiado, fortalecer a participação e o controle social. A atividade contará com a presença de gestores/as, trabalhadores/as, usuários/as do Sistema Único da Assistência Social (SUAS) e convidados de todo o Brasil.
Dentre as representações institucionais estarão a Seades, o Conselho Estadual de Assistência Social (Ceas), o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), o Fórum Nacional de Secretários(as) de Estado da Assistência Social (Fonseas), dentre outras.
Durante os dois dias a programação será fomentada através de cinco eixos temáticos, a exemplo de: Financiamento, Controle Social, Articulação entre os Segmentos, Programas e Projetos, Benefício e Transferência de Renda, além da importância da busca ativa no Programa de Fortalecimento Emergencial de Atendimento do Cadastro Único no Sistema Único da Assistência Social (Procad-Suas) como garantia de direitos dos usuários.
As atividades do CNAS na Bahia seguem na quinta-feira (11) com a 317ª Reunião Ordinária, reunindo representantes dos segmentos que compõem o conselho e convidados. Um dos pontos de pauta é a atuação da Ouvidoria-Geral do MDS, trazendo como tema “Ouvidoria: desafio da gestão pública brasileira”.
Fonte: Ascom/Seades