Acontece até o dia 31 de maio, a Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza para os grupos prioritários estabelecidos pelo Ministério da Saúde. A campanha começou no dia 10 de abril e, desde então, já foram vacinadas 23.740 pessoas do público-alvo, cobertura equivalente a 21,09% da estimativa de 112.517 pessoas dos grupos prioritários. Mas, a meta é alcançar pelo menos 90% dessas pessoas.
A liberação da vacina para a população geral ainda não tem data prevista pelo Ministério da Saúde, pois a prioridade é vacinar, inicialmente, os grupos-alvo. O Dia D da campanha, em Vitória da Conquista, será 27 de maio, um sábado, cm todas as salas de vacina das unidades de saúde.
Quem se antecipou foi Márcia Brito, de 55 anos, que está incluída no grupo prioritário de pessoas com comorbidades, e procurou a Unidade Básica de Saúde Régis Pacheco para garantir sua imunização anual contra a influenza. “Eu acredito na vacina. Sou diabética e hipertensa, sou do grupo de risco, e eu sei que preciso tomar a vacina e me proteger”, defendeu ela.
As salas de vacinas atendem de segunda a sexta-feira, dentro do horário de funcionamento das unidades. Para se vacinar, sendo criança ou idoso, é necessário ter em mãos apenas o documento pessoal com foto ou cartão SUS, e a caderneta de vacinação. Já as pessoas que fazem parte dos demais grupos devem apresentar também a comprovação da condição de saúde ou ocupação.
Vale reforçar que quem se vacinou contra a influenza no ano passado também deve se vacinar neste ano, pois a vacina é atualizada anualmente para garantir a proteção contra as variantes e subvariantes atuais, além das passadas. O intuito dessa campanha é reduzir as complicações, as internações e a mortalidade decorrentes das infecções pelo vírus da influenza, na população-alvo para a vacinação.