Quantos mistérios se escondem no mar? Quantos caminhos nos levam ao mar? Quantos presentes nos chegam do mar? Tomando como livre inspiração imagens e histórias diversas da Baía de Todos os Santos, a Mimus — Companhia de Teatro apresenta seu mais novo espetáculo, “MAR”, com criação e atuação de Deborah Moreira (“Refazendo Salomé”, “Jogo da Memória”) e George Mascarenhas (“O Tigre”, “Na Fila”).
Em cena, dois personagens encontram-se, à beira-mar, em um dia de sol. Em meio às subidas e descidas da maré e às mudanças do tempo, a relação entre eles vai se construindo, compondo-se uma rede de situações, emoções, sonhos e imaginação. O espetáculo debruça-se sobre o movimento, o estado das coisas e os vínculos estabelecidas no convívio com os mistérios do mar.
Para Deborah Moreira, o espetáculo “é uma chance de tocar as memórias que o mar nos traz e perceber emoções diferentes, de momentos diferentes, de encontros com o mar e que, acredito, fazem parte de um universo comum das pessoas que vivem à beira-mar”.
“MAR” estará em cartaz no Teatro Molière de 12 a 21 de maio, em celebração aos 50 anos da Aliança Francesa Bahia, sempre de sexta a domingo, às 20h. No evento de comemoração a Mimus — Companhia de Teatro realizará ainda uma oficina de Mímica Corporal Dramática. “MAR” tem iluminação de Luciano Reis, música de Luciano Salvador Bahia e consultoria de cenografia de RMota cenografia.
Mais sobre o espetáculo.
“MAR” é um mergulho na poética desenvolvida pela Mimus — Companhia de Teatro voltada para a exploração da expressividade corporal dos atores, a partir da investigação cênica dos princípios e procedimentos da Mímica Corporal Dramática de Etienne Decroux, em articulação com uma dramaturgia autoral. Com “MAR”, a Mimus brinca com a teatralidade, atraindo a imaginação do espectador para as situações que vão se delineando ao longo da peça.
“Neste espetáculo continuamos o nosso trabalho com a investigação da expressividade cênica, que vem desde”Alegria de Viver”, em 2009, e que aparece não somente em nossos últimos espetáculos, “O Tigre” e “Refazendo Salomé” (2016), mas também em nossas colaborações com outros grupos, como em “Na fila”, montagem dirigida por mim com texto de Deborah, para a Companhia de Teatro da UFBA em 2017”, revela George Mascarenhas.
Sobre a Oficina Mímica Corporal Dramática de Etienne Decroux.
No contexto da celebração de 50 anos da Aliança Francesa Bahia, os artistas da Mimus Companhia de Teatro ministrarão uma oficina de Mímica Corporal Dramática de Étienne Decroux, ao longo do mês de maio, nos dias 10, 17, 24 e 31, sempre às quartas-feiras, das 18h30 às 21h. George Mascarenhas e Deborah Moreira têm ambos formação completa no sistema teatral decrouxiano.
A oficina é destinada a artistas em geral — atores, bailarinos, performers, estudantes — a partir de 15 anos, podendo ser realizada presencialmente ou à distância para participantes pré-inscritos. Esta ação artístico/formativa planeja abrir espaços de diálogo e reflexão acerca das possibilidades de expressão, criação e trocas artística nos contextos atuais.
A Mímica Corporal Dramática (MCD) é um sistema de formação e elaboração da cena teatral construída a partir de princípios dramáticos e corporais. Criada por Étienne Decroux, a Mímica consta de uma técnica, um vocabulário específico, uma forma de treinamento para artistas da cena e um repertório que podem ser aprendidos por qualquer pessoa interessada no desenvolvimento de uma expressividade corporal global.
Essa oficina propõe a abordagem dos fundamentos da Mímica Corporal Dramática de Etienne Decroux propiciando um contato inicial com seus princípios técnicos, estéticos, dramáticos e metodológicos e sua possível utilização no desenvolvimento expressivo e na criação cênica.
Via aulas práticas os participantes terão contato com princípios e procedimentos do sistema decrouxiano através do mergulho em exercícios técnicos, em improvisações e nos Jogos Mímicos (metodologia desenvolvida por George Mascarenhas), propiciando um contato inicial com seus elementos criativos e técnicos. O objetivo é aplicar o aprendizado em criações autorais de modo a estimular a renovação da pesquisa e criação cênica a partir da troca, da investigação da corporeidade e de dispositivos técnicos/criativos presentes em teatralidades contemporâneas.
Mais sobre a Mimus — Companhia de Teatro.
Criada em 2007, a Mimus — Companhia de Teatro realiza atividades de criação cênica, mantendo diversos espetáculos em seu repertório, dentre os quais “Alegria de Viver, Jogo da Memória e os solos” “O Tigre” e “Refazendo Salomé”. Formada pelos artistas Deborah Moreira e George Mascarenhas a Mimus tem sede em Salvador e tem produzido desde sua fundação um repertório próprio a partir de uma dramaturgia autoral original, da pesquisa artística com a Mímica Corporal Dramática, sistema teatral no qual ambos os artistas são diplomados -, e por princípios e procedimentos de teatralidades contemporâneas.
Com ações artísticas (criação de espetáculos), formativas (cursos, oficinas, workshops), de acessibilidade e difusão de conhecimento (Revista Mimus), a Mimus tem se destacado pela qualidade artística e originalidade dos seus trabalhos. O grupo mantém a Revista Mimus, publicação online gratuita de mímica e teatro físico — http://www.mimus.com.br/revistas/ — que conta com artigos de especialistas na área, incluindo importantes autores internacionais (Thomas Leabhart, Corinne Soum, Georges Banu, dentre outros). A companhia conta a gestão administrativa da Padma Produções Culturais e Eventos LTDA. Outras informações: www.mimus.com.br
Os artistas da Mimus.
George Mascarenhas é ator, diretor teatral e professor, formado em mímica corporal pela École de Mime Corporel Dramatique (Paris/Londres), dirigida por Steven Wasson e Corinne Soum, últimos assistentes de Etienne Decroux. Pós-doutor em Artes Cênicas, é professor da Escola de Teatro da UFBA e do Programa de Pós-graduação em Artes Cênicas da UFBA. Participou de diversos espetáculos teatrais, dentre os quais “Josefina, a Cantora dos Ratos” (direção de Marcio Meirelles), “Cinema Cantado” (direção de Luiz Marfuz) e “Francisco” (direção de Nadja Turenko).
Recentemente, atuou em “O Tigre” (direção de Deborah Moreira) e dirigiu os espetáculos “Refazendo Salomé” e “Na Fila” (Companhia de Teatro da UFBA). Editor chefe da Revista Repertório (PPGAC-UFBA) e da Revista Mimus, é representante no Brasil da WMO — World Mime Organization, organização sem fins lucrativos e interessada no compartilhamento de ideias e difusão de diferentes aspectos da arte da mímica pelo mundo, incluindo ações humanitárias, e do ITI - International Theatre Institute - World Organization for the Performing Arts, instituto associado a UNESCO.
Deborah Moreira é atriz, dramaturga, professora e produtora cultural. Formada em Mímica Corporal no Brasil com o aval da École de Mime Corporel Dramatique de Londres. Mestre em Artes e Bacharel em Interpretação Teatral pela UFBA, atuou em diversos espetáculos, dentre os quais “A Casa de Eros” e “Ensina-me a Viver”, ambos com direção de José Possi Neto, “Acrobatas” (direção de Ewald Hackler), “Clarices” (direção de Nadja Turenko), “Insônia” (direção de Hebe Alves) e “Refazendo Salomé” (direção de George Mascarenhas).
Em 2015, fez sua estreia como diretora com o solo “O Tigre”. Alguns dos textos encenados: Clarices, Francisco, A Princesa e O Unicórnio, Joana d’Arc (Quando a Cotovia Voa), Alegria de Viver, Jogo da Memória, Na Fila, MAR. Diretora-geral da Mimus — Companhia de Teatro, gestora da Padma Produções e membro do conselho editoral da Revista Mimus. Professora e preparadora Corporal em projetos como: Núcleo de Formação de Atores, desenvolvido por Fernando Guerreiro no Solar Boa Vista de Brotas (2012); professora convidada do BTCA para os espetáculos Pedro e o Lobo e Essa tempestade (2012); coordenadora do projeto de teatro para os magistrados do TJBA (2017 – 2018, 2020 – 2021). Estágio Chanel Paris junho a agosto de 2022.
MAR — Ficha técnica.
Criação, concepção e atuação: George Mascarenhas e Deborah Moreira.
Direção: George Mascarenhas.
Pesquisa dramatúrgica e figurinos: Deborah Moreira.
Iluminação: Luciano Reis.
Trilha sonora: Luciano Salvador Bahia.
Consultoria de cenografia: RMota cenografia.
Chefe técnico: Antônio Kika.
Operação de luz: Otávio Correia.
Operação de som: Íris Faria.
Fotos: Sora Maia.
Design gráfico: Tina Guedes.
Produção executiva: Padma Produções.
Serviço.
Temporada do espetáculo “MAR”.
De 12 a 21 de maio de 2023 (sexta a domingo), às 20h.
Teatro Molière — Aliança Francesa Salvador — Ladeira da Barra.
Ingressos: R$40,00 (inteira) e R$ 20,00 (meia entrada).
Oficina de Mímica Corporal Dramática:
De 10 a 31 de maio, sempre às quartas, das 18h:30 às 20h.
Valor oficina: $100,00.